Uma aeronave ultra-ligeira Cessna 150, que se encontrava ao serviço do Aeroclube de Leiria, despenhou-se ao fim da tarde desta quinta-feira, dia 6 de junho, quando procedia à manobra de aproximação para aterragem no Aeródromo José Ferrinho, naquela cidade do centro de Portugal. A bordo seguiam dois homens, que sofreram ferimentos graves.
O aparelho, de matrícula alemã (D-EAYV), ficou destruído e caiu junto da berma de uma estrada junto do perímetro do aeródromo depois de, segundo testemunhas citadas por jornais portugueses, ter embatido num cabo de baixa tensão e no separador da estrada nacional 109, que esteve interrompida até cerca das 22h00. Os tripulantes teriam indicado que estavam a ter problemas técnicos, razão pela qual estariam a regressar à pista de aterragem, segundo informações da Polícia de Segurança Pública (PSP), citadas na imprensa.
O acidente verificou-se pouco depois das 19h00. De acordo com o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Leiria, o alerta para o “acidente aéreo” foi feito às 19h11 e às 20h00 estavam no local 21 operacionais apoiados por oito viaturas.
A PSP, que destacou para o local nove efetivos e três veículos da corporação, vai manter-se no local, para garantir a segurança e inviolabilidade dos destroços da aeronave acidentada, até que uma equipa do GPIAAF – Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários conclua a peritagem, o que deverá acontecer nesta sexta-feira.
- Foto de abertura © Carlos Miguel Seabra
- Notícia em desenvolvimento