Um avião monomotor Cessna 208B Grand Caravan da companhia AB Airlines, da República Democrática do Congo, despistou-se na tarde desta terça-feira, dia 5 de março, quando aterrava no aeródromo de Katchungu, no território de Sud Kivu, tendo provocado a morte do comandante.
As notícias, que chegam através das redes sociais, indicam que a aeronave, utilizada como cargueiro, estava alugada ao operador AGEFRECO, que trabalha sobretudo no transporte de artigos de primeira necessidade para acudir às populações deslocadas por motivo da guerra que assola o território.
O aparelho, matrícula 9S-EBT, ficou totalmente destruído, após o incêndio que carbonizou por completo os destroços do avião. Informações divulgadas nesta quarta-feira, por fontes policiais, indicam que o comandante morreu carbonizado. O co-piloto está hospitalizado.
A República Democrática do Congo, na África Central, é o terceiro maior país africano em área, e um dos que regista maior sinistralidade aérea, junto com o Sudão e o Sudão do Sul.