Movimento de passageiros na Europa sobe em janeiro deste ano e aproxima-se do nível pré-pandemia

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O tráfego de passageiros no setor aéreo europeu aumentou sete por cento em janeiro deste ano e está a aproximar-se do nível registado antes da pandemia, informou nesta quarta-feira, dia 6 de março, o capítulo europeu do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI Europe).

Este aumento resultou sobretudo do aumento do tráfego internacional de passageiros, que cresceu 8% face ao mesmo mês de 2023, seis pontos percentuais acima do incremento registado nos passageiros domésticos (2%).

Na sequência destes aumentos, o tráfego internacional de passageiros recuperou totalmente o volume registado no início da pandemia, enquanto o tráfego nacional continua a registar um atraso de 13 pontos percentuais.

“Olhando para o futuro, espera-se que as condições macroeconómicas na União Europeia (EU) e no Reino Unido melhorem, em particular com novas quedas na inflação e com o crescimento dos salários reais. Juntamente com o facto de os consumidores darem prioridade às experiências e ao lazer, isto deverá suportar o crescimento contínuo da procura de voos”, resumiu o diretor-geral da ACI Europe, Olivier Jankovec.

Na UE, o tráfego aéreo aumentou oito por cento em janeiro, com resultados “impressionantes” nos aeroportos da Eslovénia (+29,8%), Chéquia (+28,9%), Malta (+22,6%), Polónia (+18,9%) e Hungria (+16,6%), enquanto diminuiu na Suécia (-1,3%) e nos Países Baixos (-0,8%).

No que se refere ao desempenho dos maiores aeroportos do continente europeu, o tráfego aumentou 8,3% graças à “forte procura transatlântica” e ao regresso “gradual” dos viajantes chineses, entre outros fatores.

Londres/Heathrow continuou a ser o aeroporto europeu com mais tráfego aéreo em janeiro, com um crescimento de 9,4%, seguido do aeroporto de Istambul, com apenas mais 8.000 passageiros do que o aeroporto britânico (+6,4%) e de Paris-Charles De Gaulle (+2,2%).

Por seu lado, o Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, na capital espanhola, ultrapassou o de Amesterdão/Schiphol como quarto aeroporto com maior número de passageiros em janeiro, graças a um crescimento de 8,1% e à ligeira descida observada no aeroporto neerlandês, de 0,9%.

Na categoria seguinte, segundo a dimensão, os maiores aumentos de passageiros registaram-se nos aeroportos de Alicante (+20,6%) e Málaga (+20,1%), apenas ultrapassados por Praga (28,5%) e Varsóvia (+21,5%).

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Amaro Aviation começa a operar no segmento de asas rotativas

A empresa de aviação executiva brasileira Amaro Aviation vai...

Airbus Atlantic vai contratar neste ano mais 50 técnicos para a unidade do norte de Portugal

A Airbus Atlantic Portugal vai contratar mais 50 colaboradores...

Pilotos apoiam parecer da administração da SATA sobre a privatização da Azores Airlines

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) de...