Estreia da aeronave no mercado europeu está prevista para este ano
O Challenger 650, jato da Bombardier Business Aircraft, recebeu o certificado de tipo da European Aviation Safety Agency (EASA), a autoridade de aeronavegabilidade europeia. A previsão é e que a primeira aeronave seja entregue no continente ainda este ano. O jato faz parte da bem-sucedida série Challenger 600, que, na Europa, tornou-se a linha com o maior número de entregas em sua categoria, em todos os tempos.
“A aeronave entrou em serviço em 2015 e está prestes a debutar na Europa. A demanda por esse modelo é forte em todo o mundo e, com essa certificação em mãos, estamos ansiosos para ver os clientes tendo uma experiência única no jato”, disse David Coleal, presidente da Bombardier Business Aircraft.
O diretor de vendas da Líder Aviação, representante exclusiva da marca canadense no Brasil, Philipe Figueiredo, lembra que a fabricante é líder mundial em vendas de aeronaves executivas, o que atesta a qualidade dos produtos da marca. Para ele, a elegância da família Challenger chama atenção, e o Challenger 650 se destaca ainda mais pela combinação perfeita entre desempenho, tecnologia de ponta e perfeição nos detalhes.
Interior da aeronave
Comparado aos modelos anteriores da família, o Challenger 650, passou por atualizações para aprimorar ainda mais o desempenho e o design interior. A cabine foi completamente redesenhada para oferecer a melhor experiência em voo, e é a maior de sua classe (10 passageiros), com 7.8 metros, sem contar o compartimento de bagagem. “Todo o espaço interior foi minuciosamente projetado para a completa satisfação do cliente”, Philipe Figueiredo.
Todas as poltronas são totalmente reclináveis e estão equipadas com apoios de pé desdobráveis, que podem se juntar, criando uma verdadeira cama. O sistema de entretenimento também oferece o máximo de interatividade, com sistemas de áudio e vídeo comandados individualmente por telas com sistema touch screen disponíveis em cada assento. O interior do Challenger 650 conta ainda com toalete privativo e galley totalmente equipada e com capacidade para se preparar um verdadeiro banquete a bordo.
Desempenho
O cockpit não ficaria para trás em uma aeronave tão detalhadamente desenvolvida. A plataforma de voo “Bombardier Vision”, exclusivamente desenvolvida para a aeronave, fornece aos pilotos tecnologia de ponta, conforto e segurança na operação. Os aviônicos têm ainda radar de meteorologia com tecnologia Multiscan®, sistema de visão sintética, sistema de informação de voo integrada com servidor único, gravação digital de voz e de dados, entre outros.
“A comodidade de uma aeronave começa no que ela oferece aos pilotos e, nesse ponto, o Challenger 650 dá um show. A experiência de voo é extraordinária, tanto para quem está no comando, quanto para os passageiros”, garante Philipe.
Com motores da GE, o Challenger 650 conta com maior empuxo, permitindo decolagens mais curtas. A velocidade de cruzeiro, a 870 km/h é de 0,82 Mach (para voos de longa distância, a 785 km/h, chega a 0,74 Mach). Além disso, o jato tem capacidade para carga extra e autonomia máxima de 4 mil milhas náuticas (7.408 km). “Sem escalas, esse jato vai do Rio de Janeiro a Cancun, ou de São Paulo a Miami”, exemplifica o diretor de vendas da Líder.
Representante da Bombardier no Brasil
A Líder Aviação é a maior empresa de aviação executiva da América Latina. Fundada há 57 anos, conta com 1.700 colaboradores e uma frota de mais de 90 aeronaves. Com 22 bases operacionais, nos principais aeroportos brasileiros, a empresa atua em cinco unidades de negócio: fretamento e gerenciamento de aeronaves; vendas de aeronaves; manutenção; atendimento aeroportuário e operações de helicópteros. A Líder também oferece serviços de corretagem de seguro aeronáutico, treinamentos em simulador de voo e reparos em pás de helicópteros.