A oitava edição da Cimeira Árabe da Aviação (‘Arab Aviation Summit’), o principal evento que junta os líderes dos países árabes e os responsáveis pela indústria de aviação e turismo a nível global, teve lugar nesta semana em Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos.
Esta edição assumiu particular importância pois foi a primeira ocasião em que os responsáveis pela indústria aeronáutica se reuniram ao vivo para discutir o impacto da pandemia no sector e onde decisores e especialistas discutiram o estado da indústria, os desafios, as conquistas e os incentivos disponíveis para uma rápida recuperação.
Promovido e apoiado pelos governos árabes e anteriormente realizado em vários países, este evento, agora com produção da empresa portuguesa PLM (comercialmente reconhecida pela marca ‘plm’ em letras minúsculas), teve como parceira estratégica a Autoridade para o Desenvolvimento Turístico de Ras Al Khaimah, (RAKTDA) e foi suportado pelas principais organizações globais no sector da aviação e turismo, como a Airbus, Air Arabia, Bauer Aviation, Egis, CFM, VAAYU Group, Alpha Aviation Academy, Terranova, Eddy Travels, Hilton e Waldorf Astoria, entre outras.
Segurança dos participantes prioritária para a organização
A garantia da segurança de todos os participantes foi prioritária para a organização. O evento decorreu no ‘Al Hamra International Exhibition & Conference Centre’, o primeiro espaço de eventos e reuniões no mundo a receber a certificação de segurança durante a pandemia, atribuída pela prestigiada ‘Bureau Veritas’.
A parceria com a marca portuguesa ‘Prevention’ da PLM para a gestão inteligente e sem toque (touchless) dos acessos ao evento serviu para elevar a segurança e gestão de uma forma inovadora, através do registo e acesso ao evento através de portais eletrónicos inteligentes com inovadoras tecnologias de reconhecimento facial e QRCode, para além da integração e verificação de dados como testes e vacinas, essenciais ao cumprimento de regras estabelecidas pelas autoridades locais.
Todos os painéis, com diversas temáticas e abordagens, que analisaram a situação presente e deixaram interessantes pistas para o futuro próximo, pós-pandemia, tiveram intervenções no local da conferência e outras de diversos países, através da Internet, com opiniões diversificadas e tecnicamente fundamentadas, como, aliás, tem acontecido em ocasiões anteriores. Os convidados e participantes inscritos tiveram oportunidade de seguir os trabalhos através de plataformas de streaming.
Pedro Rodrigues, presidente executivo da ‘plm global’ e da ‘plm Middle East’ destaca: “Sentimo-nos orgulhosos por poder contribuir para um evento de extrema importância, não só para a região, mas também globalmente. São notórias a resiliência e a inovação que as companhias árabes de aviação e turismo têm demonstrado, uma prática que tem de ser comunicada e partilhada aos restantes países e profissionais, sendo que esta iniciativa serve para isto mesmo”.
“Para além de todas as medidas de segurança que foram implementadas como o uso de máscara, distanciamento social, o reforço da limpeza e a certificação de segurança do espaço a nossa marca ‘Prevention’ aumentou exponencialmente esta segurança, através de uma experiência de registo e acesso sem superfícies de contacto, com reconhecimento facial e QRCode, que permitiu um fluxo de visitantes seguro onde outros filtros como a integração para a gestão de testes e vacinas e a gestão de risco através de inteligência artificial, elevando este evento ou qualquer outro que use o sistema ‘Prevention’ para patamares de segurança que serão norma num futuro não muito distante”, salientou ainda o mesmo responsável.
A ‘Prevention’, através da sua solução ‘SIAS Events’ é uma marca desenvolvida pela PLM que inclui equipas multidisciplinares oriundas de diversas geografias e que tem vindo a trabalhar várias plataformas de gestão inovadora de acessos seguros em eventos, estabelecimentos de ensino, lares de idosos, escritórios, instalações industriais e na área da gestão de recursos humanos, onde equipamentos de aferição, features pandémicas, leitura de QRCode e reconhecimento facial são integrados com várias camadas de segurança, tendo um papel fundamental na gestão e promoção económica em sectores muito afetados pela crise, como o dos eventos e espetáculos.
A intenção da empresa PLM é a de, através da ‘Prevention’, e com base nos consensos científicos emanados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), contribuir para ajudar a superar a capacidade de proteção, disponibilizando ferramentas para gestão do risco e contribuindo para uma efetiva redução de transmissão e contágios pela covid-19.
A solução SIAS é uma ferramenta essencial para os gestores, organizadores de eventos ou estabelecimentos de ensino. “Estamos literalmente a criar uma camada adicional para proteger vidas e a permitir que procedamos no novo normal com muito mais segurança e confiança”, conclui Pedro Rodrigues.