Morreram cinco pessoas na tarde deste sábado, dia 10 de outubro, devido à colisão no ar de uma aeronave ultraleve e de outro avião ligeiro, na cidade de Loches, no departamento de Indre e Loire, no centro da França.
Desconhecem-se os motivos que provocaram a colisão, qeu ocorreu pelas 16h45 locais. Os bombeiros e socorristas chegaram ao local, a cerca de dois quilómetros do centro da cidade, poucos minutos após o alerta do desastre, que teve algumas testemunhas, mas apenas puderam confirmar a morte dos cinco ocupantes dos aparelhos envolvidos no acidente.
O ultraleve era um Alpi Pioneer 300, registo 37AHH, e o avião ligeiro era um Robin DR400/140 Major, matrícula F-BXEU, que integrava a frota de três unidades do mesmo modelo do Aero Clube de Poitiers.
Uma das aeronaves caiu numa estrada junto da vedação de uma residência tendo se incendiado, e a outra foi encontrada destroçada num terreno baldio a poucas dezenas de metros. Não se registaram vítimas em terra.
A BEA (Bureau d’Enquêtes et d’Analyses pur la Sécurité de l’Aviation Civile), entidade governamental que investiga os acidentes aéreos em França, anunciou que já se deslocaram para o local do sinistro três inspetores que na manhã deste domingo iniciarão os devidos trabalhos de peritagem dos destroços, com vista ao inquérito oficial sobre o acidente.