Comac C919 deverá voar pela primeira vez em abril deste ano

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

banner-newsavia-app-android-750x65Os voos de teste do protótipo do primeiro avião comercial de grande porte desenvolvido na China, o Comac C919,  deverão ser iniciados no próximo mês de abril, depois de sucessivos atrasos.

Philippe Petitcolin, presidente da Safran, uma das empresas ocidentais fornecedora do C919, anunciou na semana passada, à agência de notícias ‘Bloomberg’, que os voos de testes deveriam ser iniciados em abril.

Os esforços da China para desenvolver um segundo avião para impulsionar a competitividade económica e o prestígio da nação, está a ser concretizado de forma lentamente, sob a forma do C919.

Lançado em 2008, o programa C919 da Empresa Estatal de Aeronaves Comerciais da China (COMAC) sofreu uma série de contratempos que afastaram o seu primeiro voo e a data de entrega, originalmente prevista para 2014 e 2016, respetivamente. O Comac C919 foi desenvolvido para competir com o Boeing 737 e o Airbus A320, no mercado mundial.

Com capacidade para acomodar entre 156 e 168 passageiros, o C919 é um jato de fuselagem estreita (narrow-body), bimotor e corredor único. Tem 38,9 metros de comprimento, 35,8 m de envergadura e pode descolar com peso máximo de 77 toneladas.

O novo modelo chinês está equipado com motores a jato desenvolvidos pela fabricante franco-americana CFM Internacional, uma joint-venture entre a GE Aviation e a Snecma. Com esse conjunto, a COMAC espera que o avião alcance a velocidade de cruzeiro de 830 quilómetros por hora. Até final do ano passado havia registo de que 21 clientes manifestaram interesse em adquirir o novo avião de passageiros, com mais de 500 encomendas firmes. A construtora chinesa espera vender, pelo menos, 2.000 aparelhos num futuro próximo.

O preço de catálogo sugerido do C919 pela construtora aérea chinesa é de 68 milhões de dólares norte-americanos.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP Air Portugal retomou rota direta entre a Venezuela e a ilha da Madeira

– Cerimónia oficial e decoração a preceito na zona...

TAP Air Portugal terá 95 voos semanais para o Brasil no mês de julho

Uma delegação da TAP Air Portugal, liderada pelo seu...

Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso...