Comissão investiga porque caiu helicóptero militar em Angola (com vídeo)

Foi criada uma comissão de inquérito para investigar a queda, quarta-feira, dia 21 de Janeiro, de um helicóptero Alouette III da Força Aérea Nacional (FAN) de Angola, durante uma demonstração, na base aérea de Saurimo (Província da Lunda Sul), enquadrada nos festejos do dia deste ramo das Forças Armadas Angolanas (FAA), anunciaram as autoridades militares em Luanda, segundo um despacho da agência noticiosa Angop.

A queda do aparelho verificou-se a baixa altitude e poderá ser através de um vídeo que aqui colocamos e que reproduz a reportagem da Televisão Pública de Angola (TPA) que também entrevistou o comandante da Força Aérea Nacional, Francisco Afonso (‘Hanga’) que abordou o incidente. Sem avançar pormenores o general informou que a queda do helicóptero causou ferimentos ligeiros ao piloto-comandante e ao mecânico de bordo, bem como a destruição parcial do aparelho. Quanto às causas, o general Francisco Afonso admitiu que possam ter resultado de algum procedimento mal calculado, mas enfatizou que só o inquérito, como em qualquer incidente/acidente com aeronaves, é que apurará o que terá acontecido.

Apesar do incidente, as demonstrações de manobras aéreas militares prosseguiram com outros meios de aviação da FAN. Os dois feridos foram transportados para o Hospital Militar Central em Luanda.

Presidido pelo ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, as celebrações do 39º aniversário da Força Aérea Nacional decorreu sob o lema ” Equipemos e modernizemos a FAN, promovendo a formação e a capacitação do pessoal”. A FAN foi fundada a 21 de Janeiro de 1976, com o objectivo de defender o espaço aéreo de violações e agressões externas.

 

  • As imagens são reproduzidas da Televisão Pública de Angola, Telejornal de 21 de Janeiro de 2015

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica