A Sonair, companhia aérea do grupo Sonangol, recebeu ontem em Marignane, na França, mais um helicóptero de longo curso EC225 (Super Puma) que juntará à sua frota que já inclui 18 aparelhos deste tipo, de fabrico europeu, sendo 11 EC225, quatro AS332 L2 e três AS365 N3, segundo informação da empresa construtora.
A companhia angolana, responsável pelo transporte logístico aéreo para as plataformas de exploração petrolífera no ‘off-shore’ angolano, é hoje a maior operadora de helicópteros em território africano.
Imagem obtida ontem em Marignane, em França, na fábrica da ‘Airbus Helicopters’, aquando da entrega oficial do novo aparelho à Sonair. Foto: Thierry Rostang/Airbus
Neste momento está a receber os aparelhos de uma encomenda de cinco helicópteros Super Puma, dois dos quais comprados pela companhia e outros três adquiridos através de contratos de ‘leasing’.
Ontem, em França, na cerimónia de entrega de mais um helicóptero, o presidente executivo da Sonair, João Andrade, manifestou a satisfação da companhia angolana em continuar a integrar na sua frota aparelhos EC225 que, afirmou, têm dado provas de excelente desempenho, quer na cobertura das distâncias que são obrigados a percorrer, quer de potência nos trabalhos para que são designados.
O EC225 é um helicóptero pesado (11 toneladas) da família dos Super Puma, fabricado em França pela ‘Airbus Helicopters’, com mais de 300 mil horas voadas em todo o mundo, e é utilizado no transporte de passageiros e de cargas, bem como na elevação de equipamentos, busca e salvamento (SAR), operações públicas e missões militares.