Companhia sueca de voos charter Novair vai encerrar em breve

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia sueca Novair vai abrir falência e deixará de voar em breve, anunciou nesta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, o site dinamarquês ‘Check-in.dk’ e confirmou a empresa de consultadoria em aviação ‘Allplane’.

O empresário dinamarquês Lars Thuesen, dono da Jet Nordic Group A/S, seguido desde há algumas semanas pela imprensa económica da Escandinávia, estava a ter dificuldades na renovação do seu contrato com o operador turístico sueco ‘Apollo’ que pertence ao grupo suíço ‘Kuoni’.

Nesta quarta-feira soube-se que o contrato foi rescindido e que os dois aviões atualmente ao serviço da companhia (Airbus A321neo) deverão ser devolvidos à empresa de leasing e os cerca de 140 empregados despedidos. É esta a decisão do empresário, segundo a imprensa consultada, sendo dado como certa a liquidação da Novair, fundada em 1997.

A Jet Nordic Group A/S, propriedade exclusiva de Lars Thuesen, adquiriu a companhia aérea sueca de voos charter Novair em agosto de 2021 à DER Touristik Northern Europe, que é controlada em última instância pelo gigante de viagens alemão REWE Reisen.

A Novair está presentemente a voar para destinos turísticos, ao serviço da ‘Apollo’ nomeadamente para as ilhas espanholas das Canárias e Baleares, para o Egito e para a ilha da Madeira, em Portugal.

Na terça-feira passada, dia 14 de fevereiro, um avião da companhia esteve no Aeroporto da Madeira, em voo de Estocolmo/Arlanda, na Suécia. Fontes aeroportuárias portuguesas desconhecem, por enquanto, o próximo encerramento da companhia aérea.

A concretizar-se esta triste notícia a Novair é a quarta companhia aérea a encerrar portas em 2023. Primeiro foi a regional canadiana Cascadia Air. Mais recentemente foram a britânica Flybe (voos regulares no Reino Unido e norte da Europa) e a norueguesa Flyr (segmento de baixo custo).

 

  • Foto de abertura © Marieke van Hulst Pedersen | Theaviationplatoform.dk

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

 ‘Portugal Stopover’ da TAP distinguido pelos leitores da ‘Global Traveller’ pela sexta vez

O programa Stopover da TAP Air Portugal foi distinguido...

EasyJet melhora resultados no primeiro semestre fiscal (2023-2024) mas ainda com prejuízo

A companhia aérea europeia de baixo custo EasyJet registou...

Major-general piloto-aviador da FAP na reserva lidera departamento de Segurança da Sevenair Academy

Mário Barreto foi nomeado para liderar o Departamento de...

Governo dos Açores garante “pleno funcionamento” da administração da SATA Holding

O Conselho de Administração da SATA Holding "está em...