A companhia de baixo custo V Air de Taiwan/Formosa lançou na sexta-feira, dia 10 de Abril, o seu primeiro voo entre os aeroportos de Taipé e de Macau, tornando-se assim na quinta transportadora aérea que participa na rota entre as duas cidades.
Os passageiros foram recebidos e saudados pelo director de marketing do Aeroporto Internacional de Macau, Eric Fong. A V Air e a CAM (Companhia do Aeroporto de Macau), entidade concessionária da estrutura aeroportuária, prepararam algumas atividades para recepcionar os passageiros, como também para os que partiram, que marcou de forma diferente o início da participação de mais uma companhia aérea na rota entre as duas cidades orientais.
A V Air terá três voos semanais, numa primeira fase até ao próximo mês de Junho, data a partir da qual espera ter voos diários, após a chegada de um segundo avião à companhia. Os voos são realizados com um avião Airbus A321-200, com capacidade para 194 passageiros, recebido novo de fábrica no ano passado.
A nova companhia foi constituída pela TransAsia Airways e começou a voar em Dezembro de 2014. Voava de Taipé/Taoyuan para Bangkok/Don Muang e Chiang Mai, na Tailândia, e para Siem Reap, no Camboja. Agora acrescentou a quarta rota para Macau. A V Air planeia receber este ano cinco aviões Airbus com os quais irá criar uma rede de voos de Taiwan para diversas cidades do Japão e da Coreia do Sul, além da Tailândia e do Delta do Rio das Pérolas, para onde voa atualmente.
O Aeroporto de Macau noticiou a sua satisfação pela chegada de mais uma companhia de baixo custo asiática ao seu território, e consequente aumento da entrada de estrangeiros, o que, refere uma nota de imprensa da CAM, mostra a apetência de Macau como área de turismo, de entretenimento e de lazer.