O primeiro protótipo do novo avião Comac C919 já está na montagem final. Fotografias divulgadas pela COMAC (Commercial Aircraft Corporation of China, Ltd.) revelam uma fuselagem praticamente completa, do nariz à cauda. As asas também foram montadas, assim como os wingtips e os estabilizadores horizontais. Embora o avião ainda repouse sobre tripés, o trem principal de aterragem aparenta estar já instalado. Curiosamente, nenhum outro aparelho surge neste hangar de montagem final, em Xangai.
De acordo com um porta-voz da Comac, citado pela Flightglobal, nenhum sistema foi ainda instalado no avião, no entanto, assegura que os mesmos já foram testados. Nos últimos seis meses, o construtor chinês tem recebido fornecimentos das maiores estruturas, tendo iniciado, oficialmente, a montagem final em Setembro de 2014. Paralelamente, prosseguem os testes estruturais full-swing no C919 iron bird, envolvendo mais de 50 engenheiros e técnicos.
Apesar dos atrasos, motivados pela complexa integração de sistemas, a Comac mantém 2015 como o ano do primeiro voo do avião. Até à data, a empresa já recebeu 450 compromissos de compra para este aparelho, por parte de 18 companhias aéreas, a maioria das quais chinesas, além de sociedades de leasing.
Isto e muito bom… e mas uma posta no mercado aeeronautico!…