A Região Autónoma dos Açores lança na sexta-feira, dia 27 de Março, o concurso público para o novo serviço de ligações aéreas dentro do arquipélago, permitindo assim a sua entrada em vigor a 1 de Outubro.
As novas obrigações de serviço público nos voos inter-ilhas foram publicadas nesta quinta-feira, dia 26 de Março, no Jornal Oficial da União Europeia, o que permite o lançamento do concurso na sexta-feira e assim cumprir todos os prazos para a entrada em vigor do novo modelo a 1 de Outubro.
O executivo açoriano apresentou a 13 de Fevereiro as novas obrigações de serviço público para os voos inter-ilhas e revelou nesse dia que o concurso público internacional que será lançado para a sua concessão durante cinco anos terá um valor de 135 milhões de euros.
Como já havia sido anunciado, este novo modelo para os voos inter-ilhas não entrará em vigor em simultâneo com as novas regras para as ligações aéreas entre os Açores e o continente português, como era a intenção inicial das autoridades do arquipélago atlântico português.
O Governo Regional açoriano já justificou que não foi possível cumprir o prazo inicialmente apontado porque as novas obrigações de serviço público para os voos entre os Açores e o continente, acordadas com o Governo da República, foram publicadas pela Comissão Europeia mais tarde do que o esperado (a 27 de Janeiro).