Confirmada greve na SATA a 1 e 2 de maio – Reunião Administração-Sindicato deixa tudo na mesma

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

Os tripulantes de cabina das transportadoras aéreas do Grupo SATA (Azores Airlines e SATA Air Açores) vão manter a greve prevista para 1 e 2 de maio, depois de o sindicato e a administração do grupo aéreo não terem chegado a acordo.

“Não correu bem (a reunião). A SATA afirma que está a cumprir todo o Acordo de Empresa (AE), estivemos seis horas reunidos com a SATA reiteradamente a afirmar que está a cumprir com tudo e que são os tripulantes que não têm razão e portanto com uma atitude e postura deste género, infelizmente, os trabalhadores têm de demonstrar a sua insatisfação pelo único meio disponível que é a greve”, afirmou Bruno Fialho, do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), sobre a reunião realizada na quinta-feira, dia 27 de abril, em Lisboa.

Segundo o porta-voz do sindicato, “não há outra alternativa” senão partir para a greve, considerando ser “bizarro” que a companhia aérea açoriana diga que “cumpre o acordo de empresa” quando não faltam provas por parte dos trabalhadores de que “a entidade patronal não está a cumprir o AE”.

“Os tripulantes são obrigados a fazer greve dia 1 e 2 de maio e provavelmente nos meses seguintes e com até maiores reivindicações do que agora têm sido feitas porque estamos a observar que com este conselho de administração não vai ser possível negociar nada”, afirmou.

Bruno Fialho admite que as posturas extremadas entre o sindicato e o conselho de administração da SATA inviabilizam “nova reunião para negociações”, estimando que se possa chegar aos 80% de adesão à greve nos primeiros dias do próximo mês.

“Em vinte anos de empresa, é a primeira vez que eu vejo esta postura num conselho de administração da SATA e em 15 anos de sindicato, em reuniões com inúmeras empresas, é a primeira vez que um conselho de administração tem a ousadia de afirmar que todos os trabalhadores estão errados e que a razão assiste apenas à empresa”, confessa.

Presidente do Grupo SATA nega acusações do sindicato e espera que a greve seja levantada

Paulo Menezes (na imagem), presidente do conselho de administração do Grupo SATA nega as acusações do sindicato, alegando que todas as situações reivindicadas “estão resolvidas ou em vias de se resolver” e espera ainda que os trabalhadores recuem nesta greve.

“Sinceramente eu esperava que tivesse havido um recuo e eu ainda espero que o sindicato repense essa posição que é lamentável porque, por exemplo, na SATA Air Açores todas as questões que foram levantadas pelo sindicato estão resolvidas ou em vias de solução “, garantiu Paulo Meneses relativamente à SATA Air Açores que assegura as ligações entre as ilhas dos Açores.

O responsável máximo pela companhia aérea açoriana lamentou ainda a postura do sindicato para abordar questões relativas à Azores Airlines, que assegura as ligações entre os Açores e o Continente, com o sindicato a abandonar as negociações numa reunião que decorreu na delegação da SATA, em Lisboa.

“No que diz respeito à SATA Internacional nós dissemos que íamos propor a constituição de um grupo de trabalho para avaliar quais são as melhores soluções para resolver os problemas da empresa no que diz respeito aos tripulantes de cabina. O sindicato abandonou a reunião no que diz respeito à SATA Internacional (atual Azores Airlines) não dialogando”, acusou.

Paulo Meneses assume que a confirmar-se esta greve agendada para os próximos dias 1 e 2 de maio haverá consequências económicas para a empresa.

“Se houver greve, efetivamente a SATA vai ser muito prejudicada, toda a gente sabe que uma greve prejudica muito uma empresa, vai prejudicar muito a empresa e esperamos é que não seja dramática essa situação”, disse.

Na sequência deste pré-aviso de greve o Grupo SATA já emitiu um comunicado onde aconselha todos os passageiros que têm voos nestas datas que “alterem a sua viagem sem custos adicionais ou solicitem o reembolso do seu bilhete”.

 

  • Notícia divulgada pela agência portuguesa de notícias LUSA

 


“Como

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...