DAHER-Socata revela o novíssimo TBM 900

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Após três anos de desenvolvimento, o novo modelo da DAHER-SOCATA voa mais rápido e mais longe. O novo aparelho da família TBM  encontra-se já certificado e em produção, havendo alguns aviões disponíveis para entrega.

A DAHER-SOCATA não poupou esforços no desenvolvimento deste novo avião, algo bem patente nos impressionantes números que apresentou em horas de concepção que investiu neste mono-motor turbo-propulsor: 160 mil horas de pesquisa e desenvolvimento, culminando com 200 horas de voo de testes.
O TBM 900 oferece em relação ao seu modelo predecessor uma eficácia melhorada, uma cabina aprimorada para  tripulantes e passageiros e uma performance superior sem aumento dos consumos de combustível ou mais potência de motor.

Foram introduzidas 26 modificações na já sólida base da família TBM que inclui:

– Optimização aerodinâmica, com a introdução de “Winglets” , uma “strake” fina de cauda e um cone de cauda novo

– Uso de uma hélice de cinco pás em material compósito e com spinner redesenhado

– Um novo nariz, redesenhado até à parede corta-fogo do turbo propulsor, para uma melhor circulação de ar. Foi desenhado uma tomada de ar em forma de banana, com uma capota de motor em fibra de carbono com novos tubos de escape

– Os sistemas de interfaces humanos foram melhorados, desde o manche com novas funções até o redesenhado painel de cockpit, para uma melhor visualização, interação e controlo dos sistemas secundários de voo

– A consola central incorpora agora um único controlo de aceleração, uma manete associada a um limitador de torque que permite o domínio de 850 cavalos de potência na descolagem.

– Um redesenhado sistema electrónico com um gerador de 300 amperes que permite dar vida aos novos sistemas aviónicos e demais equipamento electrónicos introduzidos neste modelo. Este novo ‘core’ elétrico permite uma ignição semi-automática, enquanto que o gerador de alternador de apoio de nova geração 100 amperes garante o apoio básico em caso de emergência.

– Foi melhorado o conforto dos passageiros, reduzindo o barulho na cabina, incluído um sistema automático de pressurização e novos assentos.

 

 

Este modelo tem em comum com a demais família, a fuselagem e o fiável motor PT6A-66D da Pratt & Whitney Canada, tirando assim partido de uma combinação com provas dadas.

Com os vários melhoramentos introduzidos o TBM 900 vê a sua velocidade de cruzeiro aumentada para 330 KTAS a 28.000 pés, e o seu alcance máximo foi estendido até às 1.730 milhas náuticas. A quantidade de pista necessária para a descolagem também foi reduzida, mesmo em condições de temperaturas altas e grande altitude através de um sistema de limitação de torque que permite o uso pleno dos 850 shp do PT6A-66D.

Patrick Daher, presidente executivo e CEO da Daher, revelou na apresentação do novo modelo, que este projecto beneficiou de um investimento total de 30 milhões de dólares. “A Daher é agora um autêntico e respeitado construtor aeronáutico com capacidades plenas de gerir projectos complexos desde o design, desenvolvimento do produto, até à entrega e suporte de pós-venda.

A optimização deste novo TBM foi conseguida graças à investigação e novos conceitos aplicados desde o design do modelo, onde através de análise da dinâmica de fluídos em avançados sistemas de computador, em vez do tradicional túnel de vento foi permitido achar melhoramentos em termos de circulação de ar e limpar zonas de atrito parasita com muita eficácia. Como resultado a performance e a manobrabilidade aumentaram.

Galeria TBM 900. Fotos gentilmente cedidas pela DAHER-SOCATA

Sobre a família TBM

Trata-se de um modelo de avião monomotor da DAHER-SOCATA, reconhecida no mercado pelas suas prestações em termos de velocidade, competitividade e alcance, com impacto médio em termos ambientais.
O seu alcance, capacidade de carga e a operação em pistas curtas são algumas das qualidades reconhecidas e favoritas apontadas por clientes.
Já foram produzidos mais de 660 aviões da família TBM. Operam em 35 países e já registaram 1,1 milhões de horas de voo.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...