A transportadora americana Delta Air Lines tem planos para investir até 56 milhões de dólares no âmbito da sua parceria com a companhia aérea brasileira GOL. “A Delta Air Lines está a reforçar o seu investimento no mercado doméstico brasileiro e no corredor de voos para os Estados Unidos”, revelou , CFO da GOL, o que envolve uma maior colaboração ao abrigo da parceria já existente, benefícios recíprocos para os passageiros frequentes, melhores oportunidades de ligações aéreas e manutenção, reparação e overhaul de aviões, acrescentou.Edmar Lopes
Já antes a Delta tinha anunciado quatro novos voos semanais entre o hub da GOL no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo e o aeroporto internacional de Orlando, num Boeing 767-300ER, a partir do dia 19 de Dezembro. Esta rota vai complementar os serviços existentes para Atlanta, Detroit e Nova Iorque John F. Kennedy, a partir de São Paulo. A Delta também vai substituir a actual rota Atlanta-Brasília por quatro voos semanais Orlando-Brasília, num Boeing 757-200, a partir do dia 2 de Dezembro.
Paralelamente, a Delta vai garantir à GOL um empréstimo de 300 milhões de dólares da Morgan Stanley, a cinco anos, por acréscimo à tomada accionista na companhia. Edmar Lopes adiantou que os detalhes da operação serão tornados públicos dentro de dois meses. No passado dia 10 de Julho, a GOL emitiu novas acções para aumentar o seu capital em 146 milhões de dólares. O principal accionista da GOL, o fundo de investimento Volluto, irá investir 90 milhões de dólares, com a Delta a assegurar o restante. Actualmente, a Delta tem uma participação de 3% no capital da GOL, adquirida em 2011. Contudo, uma possível joint-venture entre a Delta e a GOL não está em cima da mesa. Edmar Lopes limitou-se a dizer que era “muito cedo para comentar” mas acrescentou que não havia nada a correr nesse sentido, mesmo como o programa open skies entre o Brasil e os Estados Unidos que começará no dia 1 de Outubro.