A queda de um avião militar no Paquistão, na noite desta segunda-feira, dia 29 de julho, provocou a morte de, pelo menos, 17 pessoas (os cinco tripulantes e mais 12 que estavam nas casas que pegaram fogo após o desastre).
O acidente ocorreu durante a noite, cerca das 20h00 locais (16h00 no horário UTC), tendo a aeronave, um bimotor Beechcraft B300 King Air 350, registo N81416, ao serviço do Exército do Paquistão, caído no início de uma viagem de instrução noturna, em Bahria, Rawalpindi.
O desastre atingiu diversas casas e barracas de residência de famílias pobres, na periferia da cidade de Rawalpindi, sede do poderoso Exército paquistanês, zona que foi rapidamente isolada pelas forças de segurança, enquanto dezenas de ambulâncias circulavam pela região. Aos hospitais chegaram cerca de 40 feridos, dez dos quais estão em estado muito grave.
O Exército informou que o acidente envolveu um avião de instrução que realizava uma “missão de rotina”, e confirmou que a bordo estavam cinco membros da tripulação, incluindo os dois pilotos, que eram dois tenentes-coronéis piloto-aviadores.
Quando o avião caiu sobre as casas, já se encontrava em chamas, pois tinha colidido com uma edificação de maior envergadura.
O Paquistão registou vários acidentes aéreos nos últimos anos, envolvendo tanto aviões como helicópteros.
Em 2016, um avião da Pakistan International Airlines (PIA) incendiou-se após um de seus motores entrar em pane quando viajava de uma zona remota do norte do Paquistão para Islamabad, provocando a morte de mais de 40 pessoas.
A catástrofe aérea mais fatal do Paquistão ocorreu em 2010, quando um Airbus 321 operado pela companhia Airblue que havia decolado de Karachi caiu nos arredores de Islamabad, matando 152 pessoas.
O último acidente de avião significativo no Paquistão data de 7 de dezembro de 2016, quando um avião ATR-42 pertencente à Pakistan International Airlines (PIA) caiu perto de Abbottabad, uma cidade no nordeste do Paquistão, matando todas as 47 pessoas a bordo. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
- Notícia em desenvolvimento