Um dos dois pilotos de um avião de carga um avião de carga, contratado pelas Nações Unidas, morreu nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro, quando a aeronave embateu numa casa junto do aeroporto de Eelbarde, no sul da Somália, confirmou a Missão de Assistência das Nações Unidas no Corno de África (UNSOM).
O avião, um Fokker 50, propriedade da companhia Jetways Airlines, matrícula 5Y-JWG, transportava “bens humanitários para o Programa Alimentar Mundial (PAM)”, disse a ONU, acrescentando que “as primeiras informações indicam uma vítima mortal e dois feridos”.
A ONU está a trabalhar com a companhia aérea contratada e com as autoridades para investigar o incidente, acrescentou a UNSOM, expressando as suas “mais profundas condolências à família e aos colegas da vítima” e desejando uma “rápida recuperação” aos feridos.
A Somália tem vivido num estado de guerra desde 1991, quando o ditador Mohamed Siad Barre foi derrubado, deixando o país sem um governo efetivo e nas mãos de milícias islamistas e senhores da guerra.