Um avião caça-bombardeiro F/A-18 Hornet e um avião de reabastecimento de combustível KC-130 da Marinha dos Estados Unidos da América colidiram em plena manobra de reabastecimento de combustível no Mar do Japão, estando desaparecidos seis dos sete tripulantes que componham a guarnição das duas aeronaves militares.
O acidente verificou-se pelas 02h00 locais desta quinta-feira, dia 6 de dezembro (menos oito horas no horário UTC), a cerca de 300 quilómetros de Iwakuni, no sul do Japão.
Fontes militares norte-americanas confirmaram o desastre e anunciaram que o avião caça pertencia à frota que se encontra baseada na Estação dos Marines dos EUA instalada em território japonês, em Iwakuni. Levava a bordo dois oficiais pilotos.
O KC-130, versão do popular C-130 Hércules para operações de reabastecimento de aeronaves militares em voo, também baseado na base japonesa cedida aos Marines dos EUA, levava a bordo cinco militares, entre pilotos e outros tripulantes.
Seis membros da Marinha norte-americana destacada no Japão continuam desaparecidos depois de um caça ter colidido no ar com um avião de combustível durante uma manobra de reabastecimento.
As forças militares norte-americanas confirmaram o acidente no Twitter e referem que as buscas pelos seis homens continuam, “no ar e no mar”, ao largo da costa japonesa.
Ambos os aviões caíram no mar a cerca de 300 quilómetros de Iwakuni, no sul do país por volta das 2h00 locais.
Não há indicações sobre o estado de saúde do militar que foi recolhido, que foi levado para um hospital da base aero-naval de Iwakuni.
- Notícia em desenvolvimento