Um avião de passageiros Embraer EMB-120 Brasília ao serviço da companhia Halla Airlines, despistou-se nesta terça-feira, dia 11 de julho, no Aeroporto Internacional de Mogadíscio, quando estava a aterrar, tendo embatido num muro de suporte da pista.
O acidente, bastante violento, como demonstram as imagens, provocou graves avarias na aeronave, mas, felizmente, os 34 ocupantes – 30 passageiros e quatro tripulantes – saíram praticamente ilesos. A autoridade nacional de aviação civil da Somália disse que apenas dois passageiros tiveram se der observados por uma equipa médica, mas tiveram alta, e regressaram a casa.
O avião, matrícula 6O-AAD, fazia uma viagem de Garowe, capital de Puntland, para a capital somali. Os tripulantes não deram conta de qualquer avaria até final da aproximação, pelo que são desconhecidos, para já, os motivos, que provocaram o descontrolo do aparelho já sobre a pista de aterragem.
Testemunhas oculares do acidente relataram que os serviços de emergência foram rápidos na resposta, fornecendo atendimento médico imediato e garantindo a segurança das pessoas a bordo.
A Halla Airlines é uma companhia aérea pouco conhecida, com informações limitadas disponíveis sobre suas operações. De acordo com o portal suíço ‘ch-aviation’, a Halla Airlines opera um Embraer EMB-120 com registo 6O-AAB, juntamente com um Boeing 737-200 em regime de wet lease. No entanto, a aeronave acidentada, 6O-AAD, não foi mencionada nos dados disponíveis. O site oficial da companhia aérea carece de informações sobre a frota não se encontra atualizado.