Embraer 190 da BestFly Cabo Verde chegou à Praia – Lisboa e Bissau na lista das novas rotas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A BestFly prevê uma frota de seis aeronaves para a operação em Cabo Verde, incluindo um segundo jato Embraer E190, e ligações do arquipélago com países da África Ocidental e Portugal, anunciou neste sábado, dia 4 de junho, a administração do grupo de origem angolana.

Nuno Pereira, presidente do conselho de administração do grupo BestFly, disse que a chegada do primeiro Embraer E190 da companhia a Cabo Verde “vai permitir manter a operação de uma forma sustentável, mesmo quando a época for baixa”.

O empresário e piloto angolano falava aos jornalistas à margem da receção do primeiro jato Embraer 190 da companhia e o primeiro certificado pela Agência de Aviação Civil (AAC) de Cabo Verde, que aterrou no Aeroporto Nelson Mandela, na cidade da Praia, ilha de Santiago, cerca das 20h00 locais.

O primeiro E190 cabo-verdiano deverá iniciar a operação comercial em julho, após a conclusão da certificação em Cabo Verde, prevendo-se que venha a ligar o arquipélago a Portugal (Lisboa e Ponta Delgada) e a países da costa Ocidental africana, nomeadamente Angola, Gana e Senegal. A Nigéria está também nos planos dos promotores da Bestfly Cabo Verde.

O plano para a operação de voos internacionais para o corrente Verão de 2022, começa já com a entrada deste primeiro E190, em julho. A frota será reforçada com um segundo avião do mesmo tipo dentro de pouco tempo.

O programa de rotas internacionais à partida de aeroportos da República de Cabo Verde é o seguinte:

  • Praia-Bissau (Guiné-Bissau),
  • Praia-Dacar (Senegal),
  • Praia-Lagos (Nigéria),
  • Praia-Lisboa (Portugal),
  • Praia-Luanda (Angola),
  • Praia-Ponta Delgada (Açores, Portugal),
  • Sal-Lisboa,
  • Dacar-Bissau,
  • Luanda-Acra (Gana)

“Porque todo o transporte tem de ser intermodal e não pode ser isolado”, afirmou ainda Nuno Pereira, garantindo que esta operação vai envolver parcerias com a companhia estatal Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) e a açoriana SATA Air Açores.

 

Bestfly terá até final do ano dois aviões Twin Otter’ para ligar as ilhas mais pequenas de Cabo Verde

“Até final do ano temos no nosso plano de negócios o projeto de incrementar a nossa frota com mais um E190 e com duas aeronaves Twin Otter, com menor capacidade, de 19 lugares, para poder fazer esse complemento à necessidade que existe de fazer evacuações médicas, de auxílios pontuais em ilhas pontuais”, afirmou igualmente Alcinda Pereira, diretora executiva do grupo angolano.

No primeiro ano de voos regulares em Cabo Verde, o grupo BestFly realizou, além de evacuações médicas em voos regulares, 35 voos charter para transportar doentes em estado grave, a pedido das autoridades de saúde, justificando com esta necessidade a aquisição das duas aeronaves Twin Otter, bem como com a realização de voos para ilhas com menos procura ou na época baixa, por “reduzir significativamente” os custos.

“É nossa obrigação reduzir os custos do Estado com as evacuações médicas”, afirmou Nuno Pereira, garantindo que com estes novos aviões, mais pequenos, não será necessário desviar do serviço comercial aeronaves que garantem voos regulares, como chegou a acontecer.

A BestFly opera os voos domésticos em Cabo Verde com dois ATR 72-600 próprios – através do operador aéreo nacional TICV–, tendo realizado no primeiro ano de operação mais de 3.400 voos entre as ilhas cabo-verdianas e transportado mais de 170.000 passageiros, com uma taxa de ocupação média de quase 71% (de 17 de maio de 2021 a 17 de maio de 2022).

O grupo BestFly iniciou a atividade em Cabo Verde, nos voos domésticos, em 17 de maio de 2021, com uma concessão emergencial de seis meses, após a saída da espanhola Binter – que era também a única operadora –, e em julho do mesmo ano comprou a TICV, operador aéreo certificado pela AAC (detida até então pela Binter), prevendo “concentrar a atividade na marca única BestFly”.

“A Bestfly não precisou de qualquer subsídio do Estado de Cabo Verde. E isso é muito importante”, sublinhou Nuno Pereira.

O Estado de Cabo Verde detém 30% da operadora aérea TICV, estando os restantes 70% nas mãos da BestFly.

A nova aeronave E190 que chegou neste sábado ao Aeroporto Internacional da Praia foi contratada em regime de leasing no final de abril passado e a conclusão do processo de certificação pela AAC, com o apoio da Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) e dos profissionais do grupo em Cabo Verde e Angola, permitiu a sua movimentação para o país.

“Uma companhia de africanos, por africanos, para africanos”, afirmou Nuno Pereira, destacando que o grupo de origem angolana está hoje presente em vários países, em África, na América e na Europa.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...