A construtora brasileira Embraer apresentou nesta terça-feira, dia 17 de novembro, em Otava, capital do
Canadá, a nova versão do seu avião de de transporte militar e logístico KC-390 denominada SAR (busca e salvamento).
A Embraer fez a apresentação do seu avião à ‘Canadian Aerospace Summit’, entidade que no Canadá decide as aquisições de aparelhos para actividades governamentais. A fábrica foi demonstrar as capacidades multimissão do KC-390, com uma versão equipada para missões de evacuação médica, de busca e salvamento, intervenção em fogos florestais e com capacidade para abastecimento em voo.
O novo avião militar e logístico de fabrico brasileiro, preparado para atuar em condições mais extremas e com um longo raio de autonomia, poderá interessar ao Governo do Canadá para substituir uma frota de seis aviões CC-115 Buffalo (DHC-5) e 12 CC-130 Hercules, que estão dedicados a missões de busca e salvamento.
Está em curso a apresentação de propostas, após o que as autoridades canadianas irão decidir-se pelo modelo de avião a adquirir.
A Embraer concorre com o C295 da Airbus Defence & Space, com o C27J da Spartan d’Alenia Aermacchi, e ainda com a versão modernizada do norte-americano CC-115, que são aviões que já estão a voar há muito tempo, conhecidos em diversos países, o que pode ser um fator contra na pretensão da fábrica brasileira, já que o KC-390 ainda está no programa de testes de voo, e foi um projecto que demorou muitos anos a desenvolver-se e concretizar-se.