O Embraer E195-E2, aeronave de nova geração, mais limpa e silenciosa da construtora aeronáutica brasileira e o jato mais avançado até o momento, recebeu na semana passada a certificação para Steep Approach no Aeroporto Londres City, no coração do centro financeiro da capital britânica.
A certificação é atribuída pela EASA – Agência Europeia para a Segurança da Aviação. Trata-se de um marco importante para o futuro desenvolvimento do Embraer E195-E2, e que permitirá que as companhias aéreas interessadasoperem este tipo de aeronave em Londres City, conhecido por sua abordagem desafiadora e pista curta.
Juntamente com o E190-E2, que recebeu a certificação Steep Approach em 2021, ambos os membros da família E2 estão agora aprovados para operações pela no aeroporto da City, situado numa das margens do Rio Tamisa.
O processo de certificação destacou a impressionante redução de ruído do E195-E2 entre as aeronaves de corredor único da nova geração. Supera os requisitos do rigoroso regulamento Capítulo 14 da ICAO, oferecendo assim uma experiência de voo significativamente mais silenciosa em comparação com o modelo E195 anterior. A pegada sonora do E195-E2 na descolagem é de cerca 60% menor do que a dos aviões a jato atuais, como o E190, e trará benefícios aos residentes locais em termos de redução de ruído. O desempenho ambiental do E195-E2 vai além da redução de ruído. A aeronave oferece emissões reduzidas e maior eficiência de combustível em comparação com aeronaves da geração anterior.
Em 2022, a Embraer e a Pratt & Whitney demonstraram um voo de teste bem-sucedido de uma aeronave E195-E2 usando 100% Combustível de Aviação Sustentável (SAF), o que poderia aumentar a redução de emissões em até 85% no futuro.
Durante um voo de teste, o E195-E2 pousou pela primeira vez no aeroporto em julho de 2022. Londres City, o aeroporto mais central de Londres, atende passageiros a negócios e a lazer, oferecendo acesso rápido à Europa continental, tornando-o uma escolha preferencial para voos de curta distância. O aeroporto é uma componente vital da conectividade mais ampla de Londres e as aeronaves da Embraer são capazes de lidar de forma única com os desafios das operações, sendo as aeronaves da Embraer responsáveis por uma grande proporção do movimento aéreo em Londres City, em rotas tão diversas como Edimburgo, na Escócia, e Mykonos, na Grécia.
Na manobra de aproximação, que requer treino adequado e especial para os pilotos, as aeronaves devem cumprir as regras de aproximação íngreme, pista curta e regulamentos rigorosos de ruído. O E195-E2 poderia substituir a atual frota de E190 que as companhias aéreas existentes operam atualmente em Londres City, destaca um comunicado distribuído pela Embraer.