A Embraer e o grupo aéreo norte-americano American Airlines assinaram um pedido firme para 15 jatos regionais E175 configurados com 76 assentos, anunciou a construtora aérea brasileira.
O valor do contrato é de 705 milhões de dólares norte-americanos, com base nos atuais preços de lista, e será incluído na carteira de pedidos firmes da Embraer (backlog) do quarto trimestre de 2018. As entregas começarão em 2020.
Somado aos pedidos anteriores de aviões E175 realizados pela American Airlines, este novo contrato resulta em uma encomenda total de 104 aeronaves do modelo desde 2013. O pedido mais recente, para 15 jatos, havia ocorrido em maio de 2018.
A American Airlines selecionou a Envoy, subsidiária integral da American Airlines Group Inc., para operar as quinze aeronaves, que serão configuradas com um total de 76 assentos, sendo 12 assentos de Primeira Classe e 64 de Classe Económica, incluídos os de Classe Económica Extra.
“Este novo pedido da American Airlines mostra o valor que as companhias aéreas seguem depositando no nosso bem sucedido jato E175”, disse Charlie Hills, diretor de Marketing e Vendas para a América do Norte da Embraer Aviação Comercial. “Estamos totalmente comprometidos em fornecer soluções de frota que tenham um impacto final positivo, e nosso E175 é o responsável pela liderança com mais de 80% de participação no mercado norte-americano”, acrescentou o executivo da construtora brasileira.
Incluindo este novo contrato, a Embraer vendeu mais de 435 jatos do modelo E175 para companhias aéreas na América do Norte desde janeiro de 2013, obtendo mais de 80% do total de pedidos no segmento de jatos de até 76 assentos.
A Embraer é líder mundial no fabrico de jatos comerciais com até 150 assentos. A companhia conta com 100 clientes em todo o mundo operando os jatos das famílias ERJ e E-Jets. Apenas para o programa de E-Jets, a Embraer registou mais de 1.800 pedidos firmes e 1.400 entregas, redefinindo o conceito tradicional de aeronaves regionais.