A Embraer anunciou nesta terça-feira, dia 23 de julho, durante o ‘Farnborough International Airshow’, que decorre no Reino Unido, a venda de seis aviões A-29 Super Tucano à Força Aérea Paraguaia (FAP).
Como aeronave multimissão, o A-29 proporciona às Forças Aéreas versatilidade para reconhecimento armado, apoio aéreo próximo, ataque ligeiro e missões de treino avançado numa única plataforma, o que aumenta exponencialmente a disponibilidade e flexibilidade operacional das instituições. A operação, com entregas previstas a partir de 2025, inclui equipamentos de missão e um contrato de serviços logísticos integrados.
“Estamos honrados com a decisão da Força Aérea Paraguaia (FAP) e muito satisfeitos por poder anunciar mais vendas do A-29 Super Tucano, aeronave líder no mercado internacional no seu segmento. Estamos confiantes que o A-29 vai ao encontro das necessidades atuais e futuras da FAP”, afirma Fabio Caparica, vice-presidente comercial para a América Latina da ‘Embraer Defesa & Segurança’.
“A defesa é um bem público puro porque presta à sociedade um serviço que contribui única e exclusivamente para a estabilidade da nação como elemento essencial para o desenvolvimento integrado de um país. Isto tem um impacto positivo não só nas questões relacionadas com a soberania nacional, mas também em todas as áreas do desenvolvimento. A Força Aérea Paraguaia (FAP) tem como missão constitucional salvaguardar a integridade territorial e, no seu âmbito, exercer a soberania efetiva sobre o espaço aéreo, enfrentando novas ameaças, como o combate ao narcotráfico e ao crime organizado transnacional”, afirmou o general Júlio Rubén Fullaondo Céspedes, Comandante da Força Aérea Paraguaia. “Para fazer face às ameaças emergentes, estamos em processo de modernização das nossas capacidades aéreas e de deteção e pretendemos estar à altura dos padrões tecnológicos que nos permitam aplicar corretamente as medidas estabelecidas na Lei de Vigilância e Proteção do Espaço Aéreo do Paraguai num contribuir eficazmente para a preservação da paz e da segurança regional e internacional”.
O A-29 Super Tucano é líder mundial na sua categoria, com mais de 260 encomendas, ultrapassando as 550 mil horas de voo, 60 mil das quais em combate. O número de forças aéreas que operam o A-29 Super Tucano aumenta constantemente devido à sua combinação incomparável de características, tornando-o a escolha mais económica, acessível e versátil.