ENANA garante segurança do espaço aéreo de Angola

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Agarra a tua oportunidade - IFA Aviation Training CenterA Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea de Angola (ENANA) distribuiu, nesta quinta-feira, dia 19 de abril, uma nota de esclarecimento sobre a situação de segurança do espaço aéreo angolano, tendo considerado o sistema de controlo “eficiente e seguro”.

Segundo o documento da ENANA, divulgado nesta segunda-feira, dia 23 de abril, pela agência de notícias ‘Angop’, a matéria divulgada no ‘Novo Jornal’, na sua edição de 20 de Abril, com o título “Lançado alerta sobre risco iminente de colisão de aeronaves”, está manchada de falsidade.

Justifica que, considerando o volume de tráfego existente e a dimensão da Região de Informação de Voo, o sistema convencional de controlo, em uso em Angola, é, de si, eficiente e seguro, pelo que tem merecido a confiança das companhias aéreas que operam no país, e várias outras que pretendem operar.

De acordo com a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), em função do fluxo, “o serviço de controlo de tráfego aéreo pode ser prestado com segurança e eficiência, sem que o Estado possua o equipamento RADAR, sendo no caso designado controlo convencional, que é o praticado em Angola”, lê-se na nota da ENANA.

Adoptam-se, para o efeito, procedimentos de separação vertical ou horizontal entre as aeronaves, com suporte nos sistemas de apoio à navegação aérea (VOR/DME) e de comunicações (HF, VHF e VHF-ER) em conformidade com a ICAO, o que permite uma operação segura e eficiente das aeronaves, informa a nota.

O documento recorda a segunda fase do contrato celebrado entre a ENANA e a empresa canadiana ‘Intelcan’, que contempla a aquisição de sistemas emergentes com suporte em satélite, que irão garantir a cobertura total do espaço aéreo continental cobrindo a Região de Informação de Voo (RIV) de Luanda.

Até 2013, a navegação aérea angolana vivenciou sérias dificuldades. Com a aprovação do Programa de Gestão e Controlo do Espaço Aéreo Civil (PGCEAC) surgem efeitos imediatos reconhecidos pela ICAO  e pela IATA.

A partir dessa data a ENANA instalou os sistemas VCCS (Sistemas de Controlo de Comunicação de Voz), os sistemas de roteamento de mensagens, de vigilância moderna, bem como efetuou a formação de controladores de tráfego aéreo e técnicos de instalação e manutenção de sistemas.

A ENANA prevê instalar no Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL) um sistema de RADAR e sistemas emergentes ‘ADS B ground based’ e ‘ABD B Space Based’, via satélite.

 

  • Foto © Arnaldo Sepúlveda

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...