A Ethiopian Airlines quer ter um voo diário na rota Addis Abeba-Luanda, passando assim dos atuais cinco voos semanais para sete, noticia a agência de notícias ‘Angop’.
A pretensão foi anunciada nesta terça-feira, dia 21 de janeiro, no final de uma reunião entre o embaixador de Angola na Etiópia, Francisco da Cruz, e Aklilu Kebede, diretor-geral para os Assuntos Africanos para as regiões Norte, Oeste, Central e Austral do Ministério dos Negócios Estrangeiros etíope, segundo uma nota da Embaixada de Angola naquele país.
Na perspectiva do relançamento da cooperação, ambos os governos estão a efetuar consultas, com vista a assinatura, de três instrumentos legais, especificamente o Acordo-Geral de Cooperação, Memorando de Entendimento entre o Ministério das Relações Exteriores de Angola e o congénere etíope, bem como a Supressão de Vistos em Passaportes de Serviço e Diplomáticos.
Quanto à revisão do acordo aéreo, que remonta a 1977, a Ethiopian Airlines pretende aumentar os voos semanais para Luanda, coincidindo com o interesse, por Angola, do fortalecimento da cooperação, mormente na manutenção dos aviões e formação de quadros da companhia nacional TAAG.
Ambos os interlocutores, indica o documento a que a ‘Angop’ teve acesso, concordaram relativamente à necessidade da realização, no presente ano, de um Fórum de Negócios para investidores do sector empresarial.
Para a assinatura daqueles três instrumentos jurídicos de cooperação, assim como para o aprofundamento e reforço das relações bilaterais, está planeada uma próxima visita, à Etiópia, do ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, cuja data se encontra em discussão.
- Foto © Tony Mangueira Fernandes