Euro Atlantic realiza voo especial entre Portugal e a Guiné-Bissau

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia portuguesa Euro Atlantic Airways (EAA) vai realizar nesta sexta-feira, dia 22 de maio, um voo especial entre Lisboa e a Guiné-Bissau, autorizada pelas autoridades de aviação civil dos dois países, para transporte de passageiros e carga. A operação está a ser assegurada por agências de viagens nos dois países, que abriram as vendas para repatriamento de nacionais europeus e da República da Guiné-Bissau

A operação no contexto da atual situação de crise, com as fronteiras aéreas e terrestres fechadas, igualmente recebeu apoio da Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal e da diplomacia bilateral portuguesa em Bissau, diz um comunicado da EAA, distribuído nesta quinta-feira em Lisboa.

O voo da Euro Atlantic tem saída prevista do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, pelas 08h40 locais, e chegada estimada no Aeroporto Osvaldo Vieira, em Bissau, pelas 12h00 locais. O regresso a Lisboa deverá acontecer pelas 19h30 locais do mesmo dia. Deverá ser realizado por um avião Boeing 767-300ER.

Além da expetativa que o voo está a gerar no país, face pandemia do novo Coronavirus, assinala-se a EAA também ir transportar o corpo do antigo Presidente de Transição guineense, Manuel Serifo Nhamadjo (1958-2020) falecido em Lisboa no último mês de março, vítima de doença. O corpo antigo Presidente, amante da paz, justiça e estabilidade, aguardava a oportunidade de regressar à terra natal, onde será sepultado com honras.  O antigo Presidente Manuel Serifo Nhamadjo, vivia em Portugal, era um amante do futebol e um fevroso adepto do Sport Lisboa e Benfica, foi Presidente da Casa do Benfica de Bissau, que à semelhança da delegação do Sporting Clube de Portugal, representam dois ativos da ligação afetiva e cultural, entre dois povos irmãos da CPLP com língua comum.

 

Uma ligação afetiva com a Guiné-Bissau que dura há duas décadas

A ligação afetiva da Euro Atlantic à Guiné-Bissau remonta a 2000 e 2001, altura em que o empresário Francisco Conduto Pina, dono da ‘Guiné Tours’, uma agência que integra a ‘pool’ que viabilizou este voo da EAA, exerceu diversos cargos no Governo da Guiné-Bissau, como ministro do Turismo e conselheiro do ex-Presidente da República Manuel Serifo Nhamadio, falecido em março passado em Lisboa, devido a doença grave, e cujo corpo segue para Bissau neste voo. Francisco Pina foi um dos mais ativos construtores do projeto SOGA – Sociedade Guineense de Aviação, cujo objetivo era ser a base da refundação da Air Bissau, entretanto parada e sem aviões. Na altura, lembra o comunicado da companhia portuguesa, foram utilizados equipamentos da EAA em alguns voos promovidos pela SOGA.

A Euro Atlantic espera retomar em breve as ligações regulares entre Lisboa e Bissau, e diz manter a sua aposta nas potencialidades de um país acolhedor para o turismo e nos seus produtos subjacentes.

 

Avião transporta equipamentos para combate à pandemia na Guiné-Bissau

Este voo da EAA levará também para Bissau equipamento médico e de proteção individual no âmbito do combate à pandemia de covid-19, que foi oferecido pela Câmara Municipal de Oeiras e pela Rede Aga Khan.

A Câmara de Oeiras, nos arredores de Lisboa, anunciou nesta quinta-feira que no âmbito do apoio serão doados à Guiné-Bissau dois ventiladores, 50 mil máscaras cirúrgicas, 50 mil pares de luvas, duas mil máscaras sociais e 12 termómetros de infravermelhos.

“Esta ação de cooperação com a Guiné-Bissau é a primeira de várias ações que serão desenvolvidas com os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e pretende dar resposta à crise sanitária provocada pela covid-19, colmatando as necessidades sentidas no acesso a equipamento de tratamento médico e proteção individual”, refere o comunicado.

O número de infeções por covid-19 na Guiné-Bissau aumentou nesta quinta-feira para 1.109, registando-se seis vítimas mortais e 42 recuperados, disse o Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES) guineense.

 

  • Foto © Tony Mangueira Fernandes

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...