Um operador de viagens do Rio de Janeiro fretou um avião Boeing 777-200ER da companhia portuguesa Euro Atlantic Airways, para levar um grupo de cerca de três centenas de adeptos do Flamengo ao Peru, onde a equipa de futebol do clube carioca disputa no sábado, dia 23 de novembro, a final da Copa Libertadores da América, prova máxima do futebol entre clubes no continente americano.
O avião matrícula CS-TFM, com capacidade para mais de 300 passageiros, encontra-se desde a manhã desta sexta-feira, dia 22 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, tendo aterrado no Aeroporto Internacional António Carlos Jobim/Galeão, pelas 05h07 locais (08h07 UTC), em voo de posição desde Lisboa. O aparelho deverá seguir na noite desta sexta-feira para o Aeroporto Jorge Chávez, na cidade de Lima, regressando após o jogo, na noite de sábado para domingo.
Num comunicado distribuído na manhã desta sexta-feira, dia 22, a Euro Atlantic Airways diz que a sua equipa de tripulantes “está com a torcida do ‘Mengão’ e com Jorge Jesus”, treinador português que lidera a equipa de futebol do Flamengo. Refere ainda que a tripulação que leva ao Peru mais este grupo de adeptos pretende operar em festa o voo de regresso ao Rio de Janeiro.
A Euro Atlantic mantém uma forte ligação ao Brasil para onde realizou em setembro do ano 2000 o primeiro voo charter Intercontinental da história da aviação brasileira.
Eugénio Fernandes, presidente executivo da companhia aérea portuguesa, será um dos intervenientes no ‘Fórum das Conetividades”, que se realiza no dia 2 de dezembro, na cidade de São Paulo, num painel subordinado ao tema ‘Políticas Públicas: Os impactos e Oportunidades dos Serviços Aéreos no Brasil’, um processo aberto pelas autoridades do turismo (EMBRATUR), que visa uma modificação da legislação, que, presentemente, cria entraves para a empresa operar voos para e no Brasil, e, neste caso particular, aumentando a oferta de conetividade entre portugueses e brasileiros.