Um avião da companhia portuguesa Euro Atlantic Airways trouxe de regresso a Portugal, nesta segunda-feira, dia 24 de maio, o último contingente nacional que integrou as forças internacionais de dissuasão que estiveram no Afeganistão, nos últimos 20 anos.
O Boeing 767-300 ER, matrícula CS-TKS, aterrou no Aeroporto de Lisboa, pelas 08h36, tendo estacionado na zona do Aeródromo de Trânsito nº1 da Força Aérea Portuguesa (FAP), terminal militar do aeroporto da capital portuguesa.
A bordo viajaram 162 militares portugueses, sendo que 158 integraram a Sexta Força Nacional Destacada (FND) da missão ‘Resolute Support Mission’ da NATO e outros quatro, que estiverem também destacados no Afeganistão, mas assumindo funções de Estado-Maior no Aeroporto de Cabul.
Presente na chegada dos militares à capital portuguesa, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, enalteceu o empenho dos militares portugueses destacados no Afeganistão que regressaram a Portugal, no “momento histórico” do fim de quase 20 anos daquela presença portuguesa em missão da NATO.
O ministro referiu que o regresso desta força nacional ficará concluído ao longo dos próximos dias com a chegada a Portugal dos 15 elementos que ainda ficaram no Afeganistão a tratar do envio para Portugal dos equipamentos.
“São 4.500 militares que ao longo destes 20 anos prestaram serviço a Portugal no Afeganistão. Houve momentos difíceis, muito duros, momentos em que a qualidade dos nossos militares foi posta à prova (…) todos esses momentos, essa qualidade deixou-nos com orgulho”, disse o ministro João Gomes Cravinho que destacou, ainda, a importância da participação de Portugal nos esforços internacionais de segurança cooperativa, coletiva.