A Euro Atlantic Airways vai realizar um voo de repatriamento entre Portugal e a República da África do Sul (e regresso) no final do corrente mês. O avião será o Boeing 777-300ER, matrícula CS-TFM, que sairá do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, no dia 29 de agosto, pelas 06h25, com destino à cidade de Joanesburgo.
A notícia é avançada nesta quarta-feira, dia 6 de agosto, pelo jornal ‘JM-Madeira’, que refere que a viagem para repatriamento de passageiros retidos em Portugal (e europeus retidos na África Austral) conta com o apoio institucional da Embaixada da África do Sul em Lisboa, da Embaixada de Portugal em Pretória e do Consulado-Geral de Portugal em Joanesburgo. No regresso o avião poderá embarcar passageiros nacionais ou residentes em Portugal ou em qualquer país da União Europeia e do Espaço Schengen, desde que façam prova dessa condição.
Em Lisboa o voo está a ser comercializada pela sucursal em Portugal da agência de viagens sul-africana ‘Novo Mundo Travel’, propriedade de portugueses residentes na República da África do Sul.
O voo de regresso será no dia 31 de agosto, dado que a viagem só poderá reiniciar-se 16 horas após a chegada a Joanesburgo, devido ao descanso obrigatório da tripulação da aeronave, explica o jornal madeirense.
Este será o primeiro voo direto entre Portugal e a República da África do Sul para repatriamento de nacionais, desde março passado. Aliás não existiam, antes da pandemia voos diretos entre os dois países.
Na semana passada realizou-se um voo da companhia alemã Lufthansa que partiu de Joanesburgo e transportou para Frankfurt diversos cidadãos europeus, incluindo algumas dezenas de portugueses, muitos dos quais viajaram para a ilha da Madeira num voo regular da Lufthansa, no dia 1 de agosto. A Lufthansa tem mais dois voos de repatriamento da África do Sul, marcados para os dias 14 e 28 de agosto, entre Joanesburgo e Frankfurt.