O exercício militar Real Thaw 2014 terminou hoje, anunciou a Força Aérea Portuguesa (FAP), entidade organizadora, que se regozija pela forma como tudo decorreu: “.Os homens e mulheres que serviram Portugal, através do REAL THAW 2014, estão com um profundo sentimento de missão cumprida!”, escreve a FAP numa nota colocada num sítio especialmente criado no seu portal na Internet que incluiu nos últimos dias actualizações sobre a forma como o exercício decorreu (http://www.emfa.pt/realthaw/).
O Real Thaw 2014 desenvolveu-se com o objectivo de treinar cenários realistas e complexos, no sentido de se obter um ambiente operacional combinado (multinacional) e conjunto (forças aéreas, marítimas e terrestres) semelhante ao das actuais operações militares e de cooperação internacional. O balanço do maior exercício táctico da Força Aérea é positivo, tendo sido cumpridos todos os objectivos e facultado treino ao nível táctico a todas as forças participantes, em ambiente diurno e nocturno.
“O sucesso da edição deste ano é mais uma prova dada de que as forças nacionais e, nomeadamente, a Força Aérea está pronta para dar resposta à mais pequena solicitação”, destaca a nota