A Força Aérea Portuguesa (FAP) assinou nesta quarta-feira, dia 17 de Junho, um memorando de entendimento com a fábrica francesa Turbomeca (Grupo Safran) para apoio técnico, manutenção e reparação dos rotores RTM322 que motorizam os 12 helicópteros EH101 que equipam a aviação militar portuguesa.
A partir de agora esses motores ficam cobertos pelo programa ‘Global Support Package’ (GSP), um contrato a longo termo entre fornecedor e cliente, que optimizará a operacionalidade dos helicópteros portugueses, permitindo que os militares da Força Aérea se dediquem com mais tempo à sua actividade principal, sem preocupações na solução das avarias que sofram os novos hélis da FAP, o que tem acontecido com mais frequência do que o desejado nos últimos meses, segundo notícias da imprensa portuguesa.
Na assinatura do memorando de entendimento, que ocorreu na quarta-feira no Paris Air Show, na capital francesa, estiveram presentes a secretária de Estado da Defesa, Berta Cabral, e representantes da DEFLOC Locação de Equipamentos de Defesa, S. A., além de oficiais superiores da Força Aérea Portuguesa.