Filipe Nuysi defende construção de Aeroporto Internacional em Gaza

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

banner-newsavia-app-android-750x65O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, defendeu na quarta-feira, dia 19 de abril, a construção de um aeroporto internacional na província meridional de Gaza, por se tratar de uma infraestrutura que terá capacidade para impulsionar o desenvolvimento, particularmente do sector do turismo.

Com um custo de construção estimado em 50 milhões de dólares (cerca de 46,4 milhões de euros), o aeroporto internacional de Gaza terá uma pista de 1.600 metros de comprimento e ficará localizado a cerca de 17 quilómetros do Xai-Xai, a capital provincial. Terá capacidade para receber aviões com lotação até 70 a 80 passageiros e vai ser erguido numa área com quatro mil hectares.

As obras já foram adjudicadas a uma empresa chinesa e terá financiamento do banco oriental Emix Bank. Contudo ainda não começaram, nem há data marcada. O líder moçambicano ouviu explicações sobre o projeto que já está aprovado e pronto para execução.

Filipe Nyusi disse à Televisão de Moçambique que há cerca de um mês esteve reunido com investidores internacionais, que não identificou, que pretendem fazer da região de Massingir uma grande zona turística a nível da África Austral.

O futuro aeroporto poderá ser ainda uma alternativa ao Aeroporto Internacional de Maputo, cuja capacidade se revela por vezes insuficiente para acomodar todos os aviões que ali pretendem aterrar, considerou o Chefe de Estado moçambicano. “Muitas vezes, os aviões que procuram aterrar em Maputo têm de ir para a África do Sul, havendo uma pista aqui, isso não será necessário”, acrescentou.

O Presidente moçambicano mencionou também como argumento para a construção do aeroporto internacional a necessidade de se criar condições mínimas para a aterragem de aviões na época das chuvas, de forma a fazer chegar a assistência humanitária às pessoas necessitadas, dado que aquela zona é, normalmente, afetada pelas intempéries.


“Como

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...