Um avião Fokker 27-500, convertido em cargueiro, despenhou-se ontem à noite, quando viajava de Mwanza, na Tanzânia, para Nairobi, na Nigéria, um percurso de cerca de 300 milhas náuticas.
O aparelho já foi encontrado hoje, segunda-feira, dia 1 de Setembro, na localidade de Kogatende, em território da Tanzânia, tendo sido confirmada a morte dos seus três tripulantes. Desconhecem-se as razões que terão conduzido ao desastre, pois os tripulantes não indicaram qualquer problema. A torre de controlo perdeu o contacto com o avião cerca de 20 minutos após a descolagem, que tinha se verificado pelas 19h25 locais.
A aeronave está registada no Quénia, matrícula 5Y-SXP, número de série de fábrica 10681 e fez o seu primeiro voo em 1985. Somava 29 anos de serviço. O avião era propriedade da empresa ‘19th Hole Inc.’ e estava a ser operado pela companhia queniana Safari Express Cargo, com sede em Nairobi. Começou a trabalhar na frota de uma companhia austríaca, tendo passado depois pela KLM e por duas companhias norte-americanas.
- Foto: Peter Pabel/LOWL