Força Aérea do Egito compra 24 caças-bombardeiros Rafale

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A construtora aeronáutica francesa Dassault Aviation ganhou o primeiro contrato da República Árabe do Egito que passará a equipar a sua Força Aérea com os novos Rafale, num total de 24 aeronaves. O contrato será assinado hoje, segunda-feira, dia 16 de Fevereiro.

A decisão do governo do Cairo é assinalada pela Dassault como a continuação da cooperação que se iniciou com o país árabe nos anos 70 do século passado e que levou os Mirage 5, os Alpha Jet e os Mirage 2000 a voarem com as cores do Egito. Os Rafale vão de encontro às necessidades de países, como o Egito, que tradicionalmente mantêm as suas forças aéreas no mais alto nível, refere a fábrica francesa em comunicado.

Air14_075_AndreGarcez

“Agradeço às altas autoridades egípcias pela sua parceria estratégica e histórica. A Dassault Aviation manterá a mesma posição de sempre e que tem merecido a confiança dos nossos parceiros”, declarou Eric Trappier, presidente executivo da Dassault Aviation, que acrescentou: “Quero também agradecer às autoridades francesas, que estiveram por detrás do Programa Rafale, e que providenciaram o apoio político, sem o qual nós não poderíamos concretizar estas exportações de equipamento militar. Quero também agradecer a competência e know-how das sete mil pessoas que trabalham no Programa Rafale na Dassault Aviation, Thales, Safran e nos nossos 500 subcontratados”.

O Rafale é o primeiro caça-bombardeiro capaz de intervir em todas as missões que podem ser atribuídos a este tipo de equipamento militar aéreo (ar-ar, ar-terra e ar-mar). Começou a sua actividade nas Forças Armadas Francesas, na Marinha e a Força Aérea que nos anos de 2004 a 2006 substituíram seis tipos de aviões de guerra de anteriores gerações. Foi lançado em cenários de guerra no Afeganistão (2007-2012). Líbia (2011) e na faixa de Sahel-Saharan (desde 2013) e no Iraque (desde Setembro de 2014).

Rafale_007_AndreGarcez

 

O novo caça francês foi também escolhido pelas Forças Armadas da Índia que pretende adquirir 126 aparelhos. Atualmente decorrem negociações com diversos governos com vista ao fornecimento de mais aviões Rafale.

A Dassault Aviation produz aeronaves de uso militar – Rafale e drones – e de uso civil – os bem conhecidos executivos Falcon – na mesma fábrica em França, em Saint-Cloud. Nos últimos 50 anos, a Dassault Aviation exportou cerca de 72% das unidades produzidas para mais de 90 países.

 

Fotos : André Garcez / NewsAvia

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...