A Embraer entregou nesta quarta-feira, dia 26 de junho, a segunda aeronave multimissão KC-390 à Força Aérea Portuguesa (FAP), anunciou a fábrica brasileira.
A plataforma inclui equipamentos padrão NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já integrados na aeronave e cumpre os requisitos definidos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) de Portugal. Em 2019, a FAP encomendou cinco KC-390, incluindo um pacote abrangente de serviços e suporte e um simulador de voo. A primeira aeronave entrou ao serviço em outubro de 2023 na Base Aérea de Beja.
“A segunda entrega do KC-390 Millennium à Força Aérea Portuguesa é mais um passo importante no processo de internacionalização das nossas aeronaves, que está a aumentar o seu reconhecimento no mercado, especialmente entre os países da NATO. A Força Aérea Portuguesa é parceira de longa data da Embraer e tem-nos apoiado estrategicamente desde o início do programa. Continuaremos trabalhando juntos para avançar nossa parceria nos próximos anos”, afirma Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Área de Defesa & Segurança da Embraer, citado num comunicado distribuído nesta quarta-feira, em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo, onde a Embraer tem a linha de montagem das suas aeronaves militares.
“Com a entrega desta segunda aeronave iremos acelerar a integração desta capacidade distinta na Força Aérea Portuguesa permitindo-nos incrementar as missões operacionais e preparar tripulantes e técnicos adicionais para o futuro que está por vir. Com os resultados já alcançados com a primeira aeronave é claro que com esta segunda veremos os KC-390 portugueses a voar por todo o mundo provando as suas capacidades, versatilidade e disponibilidade e proporcionando valor acrescentado de missão para Portugal, parceiros e alianças”, afirmou o general João Cartaxo Alves, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa.
Desde que entrou em operação na Força Aérea Brasileira em 2019 e na Força Aérea Portuguesa em 2023, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 13 mil horas de voo, com disponibilidade operacional em torno de 80% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando excecional produtividade na categoria.
O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, serviços médicos evacuação, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra compactada, solo e cascalho. A aeronave configurada com equipamento de reabastecimento ar-ar, com a designação KC-390, já comprovou a sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como tanque como como recetor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 utilizando cápsulas instaladas sob as asas.