A imagem é rara. Meia centena de aeronaves ULM e ligeiras aterraram na Base Aérea n.º 6 (BA6) no Montijo, Portugal para um convívio entre pilotos civis e militares de várias gerações para debaterem procedimentos de segurança aeronáutica.
A ideia partiu da nova direcção da Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve (APAU) que numa congregação de esforços com outras entidades, juntou mais de 150 participantes num debate dedicado à segurança aeronáutica. Para o presidente da APAU, Paulo Cunha, a palavra-chave deste evento é a segurança, “não só da aviação ultraleve, mas também da aviação em geral”.
Nesse sentido, foram transmitidos ensinamentos de oradores bastante conhecidos do mundo aeronáutico português que ensinaram uns e avivaram a memória de outros sobre os procedimentos a ter em conta antes, durante e depois de um voo, de modo a minimizar os incidentes. “Sabemos que esse é um processo difícil, mas essa é a nossa missão, ou seja, de que para o ano haja zero acidentes e que assim se mantenha nos anos seguintes”, diz Paulo Cunha.
O Comandante da BA6, Coronel António Temporão, defende que receber o fórum num espaço militar “contribui para a causa do ar porque são nestes encontros que as pessoas de desinibem e partilham um pouco da sua experiência, das suas vivências”. O factor humano e a revisão de matérias foram dois pontos fulcrais do debate. Para o militar de longa data “essas matérias são normalmente uma consequência de alguma coisa que aconteceu mal e a partir daqui podemos corrigir aquilo que entendemos que há necessidade de rectificar”.
O Fórum contou ainda com apresentações de representantes do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), da Autoridade Nacional da Aviação Civil de Portugal (ANAC), da NAV e ainda de reconhecidos comandantes da aviação comercial. O presidente da APAU faz um balanço positivo deste primeiro evento que contou “com o dobro das participações de que estávamos à espera”.
No total foram 164 pessoas e 50 aeronaves entre ULM e ligeiras que participaram num fórum que “ajuda a criar atitude, disciplina, fomentando também a amizade entre as pessoas”.
Texto : Rute Lacerda
Fotos: André Garcez