Fragmento de míssil ‘Buk’ encontrado junto dos destroços do MH17

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


As autoridades holandesas divulgaram uma imagem de um fragmento de míssil que foi encontrado no local onde se espalharam os destroços do avião Boeing 777-200 da Malaysia Airlines, que fazia o voo MH17 entre Amesterdão (Holanda) e Kuala Lumpur (Malásia) no dia 17 de julho de 2014 e que caiu em território da Ucrânia provocando a morte de todos os seus 298 ocupantes.

A informação foi avançada nesta segunda-feira, dia 6 de junho, pelo portal noticioso holandês ‘DutchNews’, que precisou que a equipa de investigação, liderada pelo Ministério Público holandês, referiu que a imagem agora publicada mostra o pulverizador de um míssil terra-ar BUK, de fabrico russo. Trata-se de uma peça que num motor de um automóvel, por exemplo, pode ser comparada com um exaustor de gases de escape.

O Departamento de Segurança da Holanda, encarregado do inquérito à queda do MH17, concluiu, em outubro de 2015, que um míssil BUK modelo 9N314M tinha sido responsável pelo desastre.

Segundo o relatório final da investigação do Departamento de Segurança da Holanda, o avião Boeing 777 da Malaysia Airlines, que fazia o voo MH17 entre Amesterdão e Kuala Lumpur, foi abatido, quando sobrevoava o leste da Ucrânia a 17 de julho de 2014, por um míssil terra-ar BUK, de fabrico russo, que atingiu o aparelho do lado esquerdo do ‘cockpit’.

MH17_missilBUK_JIT 800px
A imagem consta do relatório da Comissão de Investigação Internacional (JIT) ao acidente do MH17 e mostra um míssil BUK pronto a ser utilizado, antes de ser colocado na respetiva rampa de disparo.

Uma equipa do Ministério Público holandês continua a trabalhar para identificar o local exato do lançamento do míssil, de forma a levar os responsáveis à justiça. A Rússia tem negado o seu envolvimento no incidente e rejeita as acusações dirigidas aos combatentes separatistas pró-russos presentes no leste da Ucrânia.

De acordo com Eliot Higgins, criador do ‘site’ britânico de jornalismo de investigação independente ‘Bellingcat’, o pulverizador do míssil foi encontrado em 2015.

Todas as 298 pessoas (tripulantes e passageiros) que estavam a bordo do voo MH17 morreram. Entre as vítimas do acidente contam-se 196 cidadãos holandeses.

O conflito no leste ucraniano, o mais sangrento na Europa desde a guerra dos Balcãs na década de 1990, começou em abril de 2014, e já provocou milhares de mortos.

 

  • As fotos foram divulgadas pelo  JIT, grupo internacional de investigação do acidente do MH17, que é coordenado pela Holanda.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...