Franceses da Vinci com planos para mais 30 anos de Aeroporto de Lisboa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A ANA – Aeroportos de Portugal, controlada pelos franceses da Vinci, está a equacionar vários cenários para prolongar a vida do Aeroporto Internacional da Portela, em Lisboa, por mais 30 anos. Ao que o jornal ‘Dinheiro Vivo’ apurou, existem várias hipóteses em cima da mesa, tais como o encerramento de uma das duas pistas – a secundária – do aeroporto e o fecho do Terminal 2, que, neste momento, é encarado como um problema para a ANA. Estes novos planos, suportados em estudos, acontecem numa altura em que a capacidade do aeroporto de Lisboa está perto do esgotamento – acontece aos 22 milhões de passageiros e, tudo indica, nos próximos cinco anos.

Mas a Vinci, que detém a concessão da ANA por 50 anos, não se resigna a estes números e acredita que, se tudo correr bem, a Portela poderá aguentar-se por mais 30 anos. O Terminal 2, que atualmente serve as partidas das companhias aéreas de baixo custo no aeroporto de Lisboa, poderá ter os dias contados. O ‘Dinheiro Vivo’ sabe que existem vários planos em estudo pela Vinci, a concessionária da ANA, que permitem estender a vida do aeroporto de Lisboa e que não envolvem a manutenção deste terminal. “É um terminal incompleto e sem grande sentido, desde logo porque não recebe chegadas e serve apenas as partidas”, afirmou fonte ligada ao processo, admitindo que os planos passam pelo fecho deste terminal e passagem das low cost – as que quiserem ir – para o Montijo.

O fecho do segundo terminal e, abertura simultânea da base do Montijo às low cost, faz parte de um plano que prevê, também, o encerramento da pista 17-35, a pista secundária do aeroporto de Lisboa. Este passaria, assim, a operar com apenas uma pista, tal como referiram as fontes contactadas pelo ‘Dinheiro Vivo’.

1 COMENTÁRIO

  1. De facto o terminal 2 é uma aberração… A Portela não terá capacidade para os próximos 10 anos… a não ser que todas as low cost estejam no Montijo, ou a TAP abra falência, mesmo assim, os problemas de espaço aéreo, proximidade das bases aéreas do Montijo e Sintra, que impedem o aumento de tráfego na Portela, Trinta Anos na Portela,Só sendo o Hub único da TAP, visto os planos de expansão da companhia… ou seja… Ou TAP (quase) só na Portela ou novo aeroporto dentro de pouco tempo.. o Montijo é pura e simplesmente um
    adiamento do novo aeroporto.. . o truque… saber gerir o timming de abrir o novo aeroporto… 30 anos é ser sonhador….

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...