GOL pode operar em condições de teto e visibilidade reduzidos no Santos Dumont

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia brasileira GOL Linhas Aéreas recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil a autorização final para realizar procedimentos especiais de descolagem por instrumentos RNP-AR DP no Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro. 

O RNP-AR DP é um procedimento de descolagem de última geração, desenvolvido pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira), que possibilita descolagens em segurança, mesmo em condições meteorológicas restritivas de teto e visibilidade.

Tradicionalmente, as descolagens naquele aeroporto carioca podem ocorrer apenas quando as condições meteorológicas apresentam o mínimo de 700 pés de teto (altura das nuvens) e 4.000 metros de visibilidade. O RNP-AR DP, por sua vez, possibilita descolagens com teto zero, requerendo apenas 800 metros de visibilidade.

O processo de certificação da GOL teve início em 2023, envolvendo GOL, ANAC, Boeing e ALTA (Associação de Transporte Aéreo Latino-Americana e das Caraíbas). Para a obtenção da certificação final, foram necessárias modificações em manuais e procedimentos operacionais, testes e demonstrações em simuladores de voo, treinamentos teóricos e práticos para pilotos, além de um período de validação e análise de dados obtidos em operações reais no aeroporto.

Vale destacar que os pilotos que operam no Santos Dumont passam por treinos específicos e que, até o final de maio, todos estarão qualificados para o novo procedimento.

Segundo André Cruz, administrador executivo da GOL com a responsabilidade das Operações (COO), “com a certificação RNP-AR DP, oferecemos aos nossos clientes ainda mais qualidade e previsibilidade no Santos Dumont e, consequentemente, em toda a malha aérea GOL. O novo procedimento evitará atrasos e cancelamentos por motivos meteorológicos, principalmente durante a temporada de inverno carioca, época propícia à ocorrência de nuvens baixas e formação de nevoeiros.”

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Airbus Atlantic vai contratar neste ano mais 50 técnicos para a unidade do norte de Portugal

A Airbus Atlantic Portugal vai contratar mais 50 colaboradores...

Pilotos apoiam parecer da administração da SATA sobre a privatização da Azores Airlines

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) de...

Sindicatos criticam proposta da OGMA – Trabalhadores reúnem-se em plenário

Três sindicatos voltaram a criticar, em véspera de plenário...

LAM já pode transportar carga aérea de Moçambique para Lisboa

A Confederação das Associações Empresariais de Moçambique (CTA) diz...