O Governo da República de Cabo Verde publicou uma resolução no ‘Boletim Oficial’ em que autoriza a Direção-Geral do Tesouro a conceder um aval à companhia aérea nacional TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde) para garantia de um contrato de financiamento no valor de 100 milhões de escudos cabo-verdianos (cerca de 906 mil euros) a ser firmado com o Banco Cabo-Verdiano de Negócios (BCN). O prazo é de seis anos, prorrogável mediante autorização.
O Executivo de Cabo Verde justifica a operação com a necessidade de manter a operacionalidade da companhia aérea nacional, cuja situação financeira é bastante preocupante. A resolução sublinha os efeitos positivos deste financiamento na economia e no desenvolvimento do turismo no arquipélago-estado africano, muito dependente dos transportes e do turismo.
A quantia agora aprovada destina-se a garantir o cumprimento das responsabilidades da TACV nos contratos de aluguer de aeronaves comerciais junto das companhias portuguesa Everjets e irlandesa ELIX Aviation Global.
“Reconhecendo o manifesto interesse público da atividade da empresa bem como a importância desempenhada na unificação do território nacional, bem como de ligação do país às suas comunidades emigradas, reúnem-se todas as condições exigíveis para a concessão de um aval”, destaca o texto da resolução publicada no ‘Boletim Oficial’.