Tripulantes de cabina e SATA encaminham-se para um acordo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 width=“750” height=

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) comprometeu-se a manter a paz social na SATA desde que as empresas do grupo aéreo açoriano regresse aos bons resultados

Numa assembleia-geral dos trabalhadores, convocada pelo SNPVAC e realizada em Lisboa na passada sexta-feira, dia 26 de agosto, foi aprovado, por maioria, um voto de confiança à SATA e “o sindicato comprometeu-se a manter a paz social se a empresa regressar aos melhores negócios e bons resultados onde já esteve no passado”, disse à agência Lusa o porta-voz do sindicato, Bruno Fialho.

Foi também ratificado pela assembleia-geral o acordo de princípio alcançado entre as duas entidades a 16 de agosto, o qual estabelece, entre outros aspetos, que as negociações para a revisão do acordo de empresa vão ser iniciadas a partir da primeira quinzena de setembro.

“Perante a realidade que vivemos e tendo em consideração os constrangimentos orçamentais que durante quatro anos nos foram impostos, este acordo permite que a SATA regresse a uma posição que já teve e ao equilíbrio financeiro”, adiantou o sindicalista Bruno Fialho.

A 16 de agosto, o sindicato e o Grupo SATA chegaram a um acordo de princípio, no qual “a SATA compreendeu algumas das motivações” dos associados, mas também estes compreenderam “a situação em que a SATA foi deixada”, referiu então o dirigente.

“Portanto, numa otimização de esforços, em conjunto, vamos iniciar as negociações do acordo de empresa em setembro”, declarou Bruno Fialho.

Sobre o acordo de princípio, o responsável explicou na ocasião que o sindicato “apenas reivindicava melhores condições de trabalho e melhor gestão”, sustentando que, “a nível da gestão, foram aceites por parte da empresa alguns dos pontos” que se considerava que estavam “não tão otimizados”, embora sem especificar.

Questionado nessa data se estava afastada a possibilidade de greve, Bruno Fialho garantiu que nesse momento esse cenário não se colocava. No mesmo dia, o presidente do conselho de administração do Grupo SATA, Paulo Menezes, confirmou o acordo de princípio e o início, em setembro, das negociações do acordo de empresa. O grupo aéreo açoriano integra duas companhias aéreas com sede e base operacional nos Açores: a Azores Airlines, que realiza voos para o exterior do arquipélago, e a SATA Air Açores, responsável pelas ligações inter-ilhas.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...