O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil anunciaram nesta segunda-feira, dia 20 de maio, que a Base Aérea de Canoas, na área metropolitana da cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, receberá mais 18 voos semanais de companhias comerciais nacionais, a partir da próxima semana. Juntam-se aos 116 voos já autorizados para todos os aeroportos e aeródromos do Estado que não foram afetados pelas trágicas inundações que assolaram o Estado, já incluídos na primeira fase do plano de aviação emergencial para o Rio Grande do Sul.
A autorização surge após todas as entidades envolvidas nestas operações, incluindo a Fraport, empresa concessionária do Aeroporto Internacional Salgado Filho/Porto Alegre, encerrado até, pelo menos, ao mês de setembro, devido ao alagamento de todo o perímetro aeroportuário, ter também concordado com operação.
O anúncio foi feito pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante uma conferência de imprensa que teve lugar nesta segunda-feira, dia 20, no Palácio do Planalto, em Brasília.
A venda de bilhetes para estes deverá iniciar-se nesta terça-feira (21).
O ministro destacou nas suas declarações aos jornalistas que a quantidade de voos anunciada na primeira fase do plano emergencial foi mantida, com adequações para outros aeroportos regionais.
Com o novo anúncio, ao todo estão programados 134 voos semanais para o acesso ao Rio Grande do Sul:
Aeroporto de Caxias do Sul: 39 voos semanais
Aeroporto de Santo Ângelo: 6 voos semanais
Aeroporto de Passo Fundo: 21 voos semanais
Aeroporto de Pelotas: 6 voos semanais
Aeroporto de Santa Maria: 3 voos semanais
Aeroporto de Uruguaiana: 3 voos semanais
Aeroporto de Florianópolis: 14 voos semanais
Aeroporto de Jaguaruna: 7 voos semanais
Base Aérea de Canoas: 35 voos semanais
Foto de abertura © Palácio do Planalto/Eduardo Oliveira