O governo da Região Autónoma Especial de Macau suspendeu a partir desta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, as carreiras marítimas entre Macau e o porto de Fuyong que serve o aeroporto de Shenzhen, na província de Guangdong.
A suspensão das carreiras com Shenzhen enquadram-se nas medidas para combater a propagação do Codiv-19 (antes designado por Coronavírus) no território.
A noticia, divulgada pelos Serviços Marítimos e de Águas de Macau, indica que, no entanto, se mantêm a funcionar as carreiras marítimas entre Macau e a China Continental.
Apesar das medidas de controlo sanitário impostas pelo Governo de Macau continuam ainda a realizar-se carreiras marítimas para Shekou, em Shenzhen, e para Wanzai, no município de Zhuhai limítrofe a Macau.
Desde dia 4 de fevereiro que estão suspensas todas as carreiras marítimas e aéreas entre Macau e a vizinha Região Administrativa de Hong Kong.
Há 15 dias que Macau não regista novos casos de doentes afectados com o Codiv-19.
Encontram-se ainda internados cinco doentes confirmados com casos ligeiros e as autoridades sanitárias admitem que alguns possam ter alta nos próximos dias.
O Centro de Coordenação e Contingência do Novo Tipo de Coronavírus (CCCNPC) voltou a alertar na terça-feira que embora não haja novos casos confirmados em Macau ”o risco de surtos na comunidade ainda existe e não está excluída a existência de caso(s) oculto(s).”
Os trabalhadores da função pública regressaram parcialmente ao trabalho no dia 17 mas as escolas, universidades, jardins, bibliotecas, cinemas e outras zonas de entretenimento continuam encerradas.
Desde o inicio da epidemia em Macau fecharam 29 hotéis.
O governo de Macau autorizou entretanto que os casinos reabram a partir de quinta-feira, dia 20 de fevereiro, dando oportunidade às concessionárias de o fazer gradualmente ao longo de 30 dias.
O número de visitantes caiu entretanto mais de 80%, passando de uma média diária de cerca de 100 mil pessoas para 4.300.
A província de Guangdong, onde Macau está localizado, registava nesta quarta-feira 1331 casos com cinco mortes, o município de Zhuhai, limítrofe a Macau, 98 casos com uma morte e a Região Administrativa Especial de Hong Kong, 62 casos com duas mortes. (Macauhub)