O novo Conselho de Administração do Grupo SATA, presidido por Paulo Menezes (na imagem), inclui os vogais executivos Isabel Barata, João Trabuco Nunes e Maria Leonor Albergaria. Está assim completa a lista dos responsáveis do grupo aéreo açoriano que inclui as companhias aéreas Azores Airlines e SATA Air Açores, ambas de bandeira portuguesa, sediadas na Região Autónoma dos Açores, um arquipélago constituído por nove ilhas, no Atlântico Norte.
Em março deste ano, o Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa a nomeação de Paulo Menezes para a Presidência do Conselho de Administração da SATA.
De acordo com nota do gabinete de imprensa do Executivo Regional, o novo Conselho de Administração da SATA passa a incluir João Trabuco Nunes, licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e detentor do grau equivalente ao MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Business School – Middlesex University London.
Foi consultor de empresas na área dos Recursos Humanos, tendo colaborado com diversas empresas, quer da área de formação, quer da prestação de serviços e gestão de Recursos Humanos.
Foi, também, responsável pela Direção do Departamento de Recursos Humanos da Portugal Telecom dos Açores e pela Divisão dos Recursos Humanos e Administrativos da Direção de Coordenação de Correios e Telecomunicações dos Açores.
A economista Maria Leonor Balacó Amaral Albergaria, que foi responsável regional do departamento dos Açores da Caixa Económica Montepio Geral, integra, também, a nova administração da SATA.
Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e com uma pós-graduação em Gestão, desempenhou funções de Diretora Geral da APIA – Agência para a Promoção do Investimento dos Açores.
De 2002 a 2006 trabalhou na SATA Internacional, na área do Revenue Management Coordinator, ao nível da gestão e coordenação da receita dos voos das rotas regulares domésticas.
No Conselho de Administração do Grupo mantém-se Isabel Barata, licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Isabel Barata, que frequentou o Programa Avançado de Gestão para Executivos da Escola de Ciências Empresariais da Universidade Católica, foi chefe de Serviço de Desenvolvimento de Recursos Humanos na Empresa de Eletricidade dos Açores E.P. e foi responsável pelas áreas de Comunicação e Imagem, Secretariado Geral e Comercial na mesma empresa.
Deputada à Assembleia da República na VIII Legislatura, desempenhou, ainda, funções de Diretora Regional de Turismo dos Açores e de Presidente da Direção da Associação Açoriana de Formação Turística e Hoteleira.