A Helibras entregou, no mês de julho, quatro helicópteros militares, duas unidades para o Exército e duas para a Força Aérea Brasileira (FAB), atendendo ao cronograma estipulado pela empresa e contribuindo para as ações das Forças Militares e de segurança durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.
A Aviação do Exército recebeu uma nova unidade do Pantera K2, o quarto já modernizado, e mais um Fennec, totalizando agora 13 helicópteros desse modelo que já passaram pelas modificações e atualizações. As aeronaves ficarão baseadas em Taubaté, no Estado de São Paulo, a serviço do 2º e 1º Batalhão de Aviação, respectivamente.
Com relação aos H225M, o programa chegou a meio totalizando a entrega de 25 unidades. As duas mais recentes entregas de aparelhos, destinados à FAB, são o segundo e o terceiro helicóptero em versão operacional da Força e foram totalmente fabricados no Brasil, passando por todas as etapas da linha de montagem da Helibras, em Itajubá, no Estado de Minas Gerais. Uma das aeronaves será operada pelo 1º/8º GAV, em Belém do Pará, e a outra pelo 3º/8º GAV, no Rio de Janeiro.
Com o andamento do programa H-XBR, para a fabricação nacional dos helicópteros H225M para Marinha, Exército e FAB, a Helibras obteve mais uma carta de crédito. O reconhecimento de 15,4 milhões de euros refere-se à certificação do primeiro grupo de técnicos militares formados pela empresa no curso básico de motor, aviónicos e célula do H225M.
Foto © Helibras/Renato Olivas