A construtora brasileira Helibras entregou na sexta-feira, dia 13 de Junho, o 12º helicóptero militar EC725 à Marinha do Brasil. Trata-se da primeira unidade que passou por todas as etapas de produção da empresa no país, assinala a construtora.
A cerimónia ocorreu nas instalações fabris de Itajubá, no Estado de Minas Gerais, tendo a aeronave sido entregue à Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate (COPAC) que por sua vez a passará para os activos da Marinha do Brasil. O contrato de fornecimento foi assinado em 2008 com o Ministério da Defesa para fabricação local, dentro do programa HXBR, de 50 aeronaves destinadas às Forças Armadas, com transferência de tecnologia, alto índice de nacionalização e um amplo envolvimento da cadeia industrial brasileira.
Este é o primeiro helicóptero que passa por todas as etapas de produção no país que corresponde à quarta etapa de transferência de tecnologia e nacionalização do conteúdo, realizando no Brasil as atividades da montagem, que inclui pacote de missão, pista e entrega. Os demais 11 EC725 entregues às Forças Armadas já receberam,no Brasil, itens de pré-equipagem, equipagem eléctrica e mecânica, cablagem, caixa de transmissão, rotor e toda a configuração básica, além dos ensaios em voo. A frota do modelo que opera nos três ramos das Forças Armadas Brasileiras completou cinco mil horas de voo no mês passado.
A Helibras também recebeu um novo reconhecimento de cooperação industrial no âmbito do programa H-XBR no valor de mais de 66 milhões de euros, que se refere a vários processos cumpridos pela empresa. Foram reconhecidas actividades como as de conclusão do primeiro kit de cablagens eléctricas para o cone de cauda e desenvolvimento de sistemas de missão do EC725 produzidos na planta de Itajubá de intercâmbio de funcionários, planeamento de recursos empresariais e treinos na matriz Airbus Helicopters para capacitação do Centro de Engenharia da empresa na modernização de aeronaves militares.
O novo Termo de Reconhecimento de Créditos de Cooperação Industrial foi emitido pelo Ministério da Defesa (MD) por meio da Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate (COPAC), depois de auditoria conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). O valor do reconhecimento significa que a Helibras levou para o país a quantia de mais de 66 milhões de euros em termos de investimento, transferência de tecnologia, know-how e geração de empregos.
Helicóptero brasileiro é objectivo a partir de 2020
“Desde a implantação do programa do EC725, mais de 600 profissionais foram contratados pela Helibras e o cronograma de actividades estabelecidos em contrato, no que se refere às responsabilidades da Helibras e Airbus Helicopters, encontra-se rigorosamente dentro do prazo e do orçamento previsto, após a inauguração da nova fábrica em 2010 e a implantação de um moderno Centro de Engenharia que permitiu capacitar a empresa para conceber, desenvolver e produzir o almejado “helicóptero brasileiro” a partir de 2020”, refere um comunicado de imprensa distribuído pela construtora brasileira de aparelhos com rotores, a mais importante do país neste segmento da indústria aeronáutica.