A Helibras recebeu, no mês de abril, novas cartas de reconhecimento de crédito emitidas pela COPAC – Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate, da FAB, no âmbito do Acordo de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológico do programa H-XBR.
Os certificados referem-se ao cumprimento de quatro novos itens do projeto, incluindo a estruturação da cadeia de fornecedores para os motores dos helicópteros H225M no Brasil. Neste aspecto, foram contemplados o início da montagem da motorização Makila 2A1 nas instalações da Turbomeca do Brasil, em Xerém (Rio de Janeiro), e a primeira revisão geral do motor Makila 2A1 pela empresa fornecedora, no país.
Com relação às atividades desenvolvidas na Helibras, os reconhecimentos tratam da inspeção FAI (First Article Inspection) que validou a planta da empresa em Itajubá (MG) para a montagem e testes das Caixas de Transmissão Principal (CTP) das aeronaves H225 e H225M, e a entrega da primeira CTP montada no Brasil para a linha de produção da empresa.
“Esses reconhecimentos sinalizam o acompanhamento e certificação da COPAC de que a Helibras mantém o seu compromisso de gerar, no país, desenvolvimento, fortalecimento da cadeia produtiva e qualificação de profissionais para a indústria aeroespacial”, comenta o presidente da Helibrás, Richard Marelli.
Ao todo, os créditos chegam ao valor de 25 milhões de euros reconhecidos. Esse montante é somado aos demais créditos já concedidos pela COPAC à Helibras e que deverão, ao final do programa, atingir um total de 1,9 mil milhões (bilhão) de euros em investimentos do projeto H-XBR no Brasil.
- Foto: Helibrás/Renato Olivas