Um helicóptero Sikorsky S-76C++ da companhia Bristow Helicopters (Nigeria), matrícula 5N-BQJ, encontra-se desaparecido desde a manhã desta quarta-feira, tendo se afundado no Oceano Atlântico, a cerca de 95 milhas de Lagos, para onde se dirigia proveniente de uma plataforma petrolífera em Port Harcourt. A bordo viajavam 11 pessoas a bordo, sendo nove passageiros e dois pilotos.
Um comunicado da empresa lamenta o sucedido, mas manifesta a satisfação pelo fato de todos os ocupantes do aparelho terem sido salvos e levados para uma plataforma petrolífera próxima do acidente, onde foram acolhidos temporariamente e se encontram de boa saúde.
Informações obtidas junto de jornais nigerianos dão conta de que o helicóptero que estava equipado com flutuadores ainda demorou algum tempo à tona da água, o que permitiu que os passageiros e os pilotos tivessem abandonado o aparelho e aguardado pelo socorro, logo acionado pela autoridade marítima nacional, com o apoio de algumas empresas petrolíferas, que têm barcos de resgate na zona.
A Bristow Helicopters (Nigeria), que tem sede na cidade de Lagos, fornece serviços de transporte para empresas petrolíferas estatais e privadas que operam na Nigéria e no Gana, sendo ainda afiliada da ‘Petroleum Air Services’ do Egipto. Ao todo o grupo Bristow trabalha com uma frota de cerca de 200 helicópteros.